• Entrar
  • Cadastrar
O segredo da massa de panetone caseiro: dica de chef pra sua receita dar certo e você arrasar no Natal

Fazer panetone em casa pode até ser fácil para alguns, mas o resultado final será ainda melhor com esse segredo que descobrimos para a massa ficar perfeita!

Antes de fazer panetone caseiro você precisa descobrir esse segredo para a massa! (Créditos: Shutterstock)

A massa de panetone é conhecida por ser leve e fofinha, características que são alcançadas por meio de técnicas específicas durante o processo de preparação. Mas não pense que é preciso pagar caro para conseguir provar um pedaço de qualidade, pois você pode fazer um panetone caseiro incrível. Fomos em busca e encontramos o segredo e outras dicas para obter uma ótima massa desse clássico natalino. Confira agora!

Qual o segredo na massa de panetone caseiro

A esponja é um objeto supermacio, não é mesmo? É por isso que o segredo é conhecido por muitos chefes como “o método esponja”. Essa técnica consiste em ser uma pré-preparação que ajuda a massa a chegar ao ponto correto e com muita maciez. Tudo o que você precisa fazer é misturar alguns ingredientes para o preparo do panetone com algumas horas de antecedência. Utilize 1 kg de farinha de trigo peneirada, 50 mg de fermento biológico, 1 copo (americano) de açúcar e 400 ml de água. Essa mistura deve ficar tampada durante 3 a 5 horas com plástico-filme para não perder umidade. Ela deve ser adicionada à receita depois, pois faz com que o panetone fique mais molhado e cremoso. É necessário deixar a massa fermentar lentamente para desenvolver a textura desejada e uma explosão de sabor. A fermentação mais longa ajuda a criar uma estrutura de massa mais leve.

Tempo é fundamental para a massa de panetone

A massa de panetone precisa de tempo de repouso para que possa chegar na consistência correta. Então é necessário respeitar todo esse processo. Nada de preparar o panetone caseiro em cima da hora, pois o ideal é se programar para conseguir fazer tudo com calma e com tempo de sobra para a massa descansar. Ela precisa repousar por no mínimo 3 horas e ser sovada por 20 minutos para ganhar elasticidade. Para evitar ar e buracos dentro do panetone é importante que a massa esteja bem compacta na forma, por isso ao adicionar a mistura na forma, dê uma leve pressionada para garantir que não tenha espaço sobrando.

Atenção ao forno

O panetone é uma massa densa que precisa ser aquecida de forma uniforme para que asse por igual, por isso a temperatura ideal para assá-lo é a média. O forno deve ficar entre 170° e 190°, fazendo com que a massa asse corretamente, sem perder ou ganhar calor demais. Essa temperatura pode prolongar o processo, mas também resulta em uma textura mais leve. Além disso, quando o panetone estiver assado, tenha atenção ao choque térmico, pois ele pode deixar a massa borrachuda. Após desligar o forno, espere por alguns minutos antes de retirá-lo




Veja mais

O que fazer para economizar gás na hora da ceia? Essas dicas e truques vão ajudar muito no seu Natal!
Sobremesas de Natal geladas: 20 receitas que todo mundo vai querer repetir
Ceia de Natal: como calcular a quantidade de comida por pessoa? Vem que o TudoGostoso responde!

Temas relacionados