Muita gente não sabe, mas existe uma pasta feita a partir de sementes de gergelim que é bastante utilizada na cozinha de forma versátil e traz um sabor único para cada prato. Ela vai bem com doces, salgados, massas e até molhos, dando um toque surpreendente e delicioso.
O que é tahine?
Sim, estamos falando do tahine. O produto com origem libanesa é super comum em pratos do Oriente Médio e é utilizado como base para preparar hummus e/ou baba ghanoush. A chef Jelle Beeckman do HLN conta que ela é "semelhante à manteiga de amendoim ou pasta de castanha de caju" e conta com muitas variações inusitadas.
Quais os diferentes tipos de tahine?
"O tahine de cor bege claro geralmente é feito de sementes de gergelim brancas e não torradas. Quanto mais as sementes forem torradas, mais escura será a cor da pasta de gergelim. E, portanto, mais intenso será o sabor", detalha.
Como utilizar tahine nas suas receitas
Beeckman aconselha utilizar o tahine mais escuro em pratos mais doces ou ácidos, para equilibrar o sabor devido o seu gosto um pouco amargo. Ela sugere utilizar a pasta para acompanhar vegetais de outono, como couve-flor, beringela e abóbora, ou incrementar molhos e pratos tailandeses, como macarrão Dandan ou Tan Tan.
Outro bom uso do tahine é no curry, para dar mais corpo ao prato. Ele ainda ajuda a reduzir o sabor oleoso da carne picada e, de quebra, pode ser arriscadamente utilizado em sobremesas, como biscoitos de chocolates ou combinado com sorvete de baunilha.
A chef ressalva que a pasta não é do agrado de todos e, por ter um sabor muito forte e amargo, pode acabar tomando conta do prato, caso seja utilizado em quantidades excessivas. "Quer fazer um molho com tahine? Então certifique-se de combiná-lo com vários produtos diferentes, como limão, mel e iogurte. Então você sente menos o amargor", sugere. Ela aconselha a colocar uma pequena quantidade, menor do que uma colher de sopa, e ir acrescentando mais dependendo do sabor que se deseja.
Tahine pode ser usado em pratos flamengos e italianos
O tahine também pode ornar muito bem com rolinhos de presunto flamengo, stoemp belga feito com vegetais de outono e até pastas, como cacio e pepe, e diferentes molhos.
Veja mais
Semente amiga dos ossos: esse ingrediente tem mais cálcio do que o leite e muitos benefícios para a saúde
Babaganoush: confira a receita da pasta de berinjela árabe