• Entrar
  • Cadastrar
Nem todo suor é pelo calor: descubra alimentos que aumentam a nossa transpiração
O que comemos têm mais influência no nosso suor do que você imagina

Nos dias quentes de verão não tem como sair de casa sem suar. Mas e se você soubesse que o sol não é o único culpado? A temperatura elevada realmente faz o nosso corpo suar para tentar diminuir a temperatura, mas o que nós comemos também pode causar a mesma reação. Assim como tomar um sorvete gelado ajuda a se refrescar, beber um chá mate nos mantém hidratados e alguns alimentos até reduzem o suor, outros têm o efeito oposto e aumentam a transpiração. Descubra no TudoGostoso quais são e como o que comemos pode afetar o nosso suor.

Nem todo suor é pelo calor: descubra alimentos que fazem suar mais

mulher suando no pescoço A nossa alimentação também é culpada pelo nosso suor

Por que a comida afeta o nosso suor?

O nosso suor existe para duas funções, de forma simples. A primeira é para controlar a temperatura corporal quando o calor externo, uma febre ou similar fazem a nossa temperatura subir. Eliminar água pelos poros é o que ajuda a nos refrescar. A segunda é para eliminar toxinas. As impurezas e toxinas que absorvemos podem ir embora de várias maneiras, incluindo a urina e o suor.

As comidas que nos fazem transpirar ativam uma dessas funções. Certos alimentos aumentam a temperatura do corpo e não só por estarem quentes, mas por acelerar a circulação sanguínea ou metabolismo. Além disso, alguns pratos podem conter elementos que são considerados toxinas e o nosso organismo tenta se livrar deles pelo suor.

Que alimentos fazem a gente suar mais?

Comidas muito quentes ou apenas ficar perto de superfícies aquecidas já fazem suar, como acontece ao preparar um churrasco ou comer ou fondue. Mas os alimentos que aumentam o suor são bem mais variados. Uma comida que não vai espantar ninguém de aparecer aqui é a pimenta. Mas você sabe o motivo? A pimenta possui um composto chamado de “capsaicina” que causa irritação no corpo e leva ao aumento da temperatura interna e a única solução que temos para se livrar desta irritação é suar.

Alimentos que aumentam o metabolismo, muito citados por quem quer perder peso, são chamados de termogênicos. Eles requerem mais energia para digerir e, com isso, acabam aumentando a temperatura corporal. A cafeína tem esse efeito, assim como o chá verde, o alho e o hibisco, para falar de alguns. Por isso, qualquer um desses ingredientes ou receitas em que sejam protagonistas podem aumentar o suor.

Ingerir uma grande quantidade de comida, especialmente carboidratos e proteínas, também pode aumentar o suor. Como o corpo precisa passar mais tempo digerindo e gasta mais energia no processo, a temperatura interna sobe como se fosse um motor sobrecarregado. Em países extremamente frios, esses alimentos ajudam as pessoas a ficarem aquecidas mas, no calor, fazem transpirar pelo excesso.

Uma mesa com várias pimentas e um molho de pimenta em um pote preto A pimenta é um ingrediente clássico que nos faz suar na hora dependendo da potência

Bebidas alcoólicas nos fazem suar mais?

Sim. Além do que comemos, o que bebemos também pode ter o mesmo efeito. Além de café e alguns chás, quentes ou gelados, as bebidas alcoólicas são causadoras do suor que todo mundo conhece. A explicação é que o álcool tem função vasodilatadora, ou seja, ampliam os vasos sanguíneos e aceleram a circulação. É por causa disso que algumas pessoas chegam a ficar com manchas rosadas no corpo.

A temperatura eventualmente sobe a ponto de ativar a transpiração para resfriar o calor. E nem adianta usar uva congelada para beber um vinho refrescante. O efeito do álcool não muda, até porque o álcool também é considerado uma toxina pelo nosso corpo e precisa ser eliminado tanto pela transpiração quanto pela urina.

O que comemos altera o odor do nosso suor?

Sim. A expressão de que nós somos o que comemos pode ser mais real do que você imagina. Além de fazer suar mais, a comida também pode afetar o nosso cheiro. Uma vez que o suor libera toxinas do que ingerimos, os compostos de cada comida que precisam ser eliminadas têm efeitos e odores diferentes.

Proteínas, como carnes vermelhas, ovos e derivados do leite, aumentam a produção de amônia do corpo, deixando o nosso suor mais forte. Alimentos com enxofre, como alho, cebola, couve-flor e feijão são conhecidos por causar gases e também liberam este odor pela transpiração. Comidas apimentadas também podem deixar o suor com um cheiro bem característico.

É claro que isso é de pessoa em pessoa, já que nós temos nossa própria combinação de cheiros e hormônios e tudo isso é perfeitamente normal. Então você não precisa virar ficar com “cecê” nem deixar de comer seus pratos preferidos por causa disso. Então nada de tirar seu café gelado de cada dia, a cebola empanada que você adora nos petiscos e o molho de pimenta que faz em casa. Caso você acredite que transpira em excesso ou tenha algum problema similar, converse com seu médico.

Veja mais:

Renda extra no verão: dicas e receitas refrescantes para vender e não suar de sufoco no fim do mês

O que comer nos dias de calor? Corre aqui que tem ideias de café, almoço, jantar e sobremesa!

Temas relacionados