
A medicina tradicional chinesa tem uma explicação para o surgimento das câimbras (Foto: Shutterstock)
Você sabe o que são as câimbras segundo a Medicina Chinesa? Pata os chineses, não se trata apenas da falta de alongamento ou potássio, que você encontra em alimentos como sementes de abóbora, banana e água de coco.
De acordo com a medicina tradicional chinesa, as câimbras são causadas pela invasão de vento frio nos músculos. Quem explica é o professor Vinícius Barros (@caminhosdoshen), especialista em Medicina Chinesa.
Ele observa que quando estamos com o corpo, especialmente os músculos, friamente desprotegido, o frio externo penetra com mais facilidade.
Quando o vento frio nos músculos é mais comum?
De acordo com a medicina tradicional chinesa, a invasão de vento frio nos músculos é mais comum quando o corpo está frio e desprotegido.
Isso acontece especialmente durante o sono, momento em que a energia vital (Qi) se concentra nos órgãos internos, deixando pouca energia circulando na periferia (mãos, pés, membros).
As causas mais comuns das câimbras segundo a MTC
O especialista destaca que a deficiência do Yang do Baço e do Yang do Rim podem causar o esfriamento dos músculos. Isso porque esses dois órgãos são os principais responsáveis por aquecer a periferia do corpo.
Quando estão enfraquecidos, surgem sintomas como mãos e pés frios, o que favorece o surgimento de câimbras.
Exposição ao vento frio também é uma das causas. Atletas, como jogadores de futebol e basquete - ciclistas também - podem sofrer câimbras durante as partidas, especialmente quando correm sob vento gelado.
O professor acrescenta que esse frio penetra na musculatura, causando contrações involuntárias.
Como prevenir e tratar câimbras na visão da MTC
O professor Vinícius Barros ensina como é possível evitar as câimbras, de acordo com a medicina tradicional chinesa.
- Escalda-pés com água quente: Ajuda a aquecer os canais e expulsar o frio dos membros;
- Chá de canela: Tonifica o Yang, aquece os canais e fortalece o baço e o rim;
- Manter os membros sempre aquecidos, especialmente à noite.
Veja mais!
Pouca gente sabe: fruta com mais potássio que a banana e ótima para aliviar dores musculares vende na feira, mas todo mundo esquece dela
A erva aromática queridinha dos atletas que ajuda a evitar cãibras, gerar colágeno e prevenir a artrite