• Entrar
  • Cadastrar
Não é o iogurte: leitelho é o alimento repleto de probióticos, cálcio e proteína que ajuda a fortalecer os ossos e melhora a digestão
Fausto Fagioli FonsecaPor  Fausto Fagioli Fonseca  | Redator

Fausto é jornalista há mais de 15 anos, tendo trabalhado em diversos veículos com foco em saúde, alimentação, bem-estar e atividade física. Admite que não é um grande cozinheiro como as suas avós, mas tem suas receitinhas secretas!

Probióticos são microrganismos vivos que ajudam manter o equilíbrio da microbiota intestinal

Não é o iogurte: leitelho é o alimento repleto de probióticos, cálcio e proteína que ajuda a fortalecer os ossos e melhora a digestão

Se você não achar para comprar, pode fazer o seu próprio leitelho em casa!

O iogurte natural, aquele muito vendido nos mercados, nas gôndolas refrigeradas, é feito fermentando o leite com culturas de bactérias. Se o iogurte não for pasteurizado após a fermentação, ele manterá essas culturas vivas, tornando-se uma fonte de probióticos.

Probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde, principalmente à saúde digestiva. Por isso, são frequentemente chamados de "bactérias boas" devido ao seu papel em manter o equilíbrio da microbiota intestinal.

Porém, o iogurte não é a única fonte de probióticos disponível, sabia? O leitelho, também conhecido como buttermilk em inglês, é um subproduto do processo de fabricação da manteiga que também contém probióticos!

Leia mais: Saiba tudo sobre alimentos probióticos!

O que é o leitelho e como é usado?

O leitelho surgiu como um líquido que sobrava depois de bater o creme para fazer manteiga. Porém, hoje em dia, a maioria do leitelho comercial é cultivada, o que significa que é produzido pela adição de bactérias ao leite desnatado ou parcialmente desnatado, resultando em um líquido ligeiramente ácido e espesso.

Esse é um ingrediente muito usado em várias receitas estadunidenses, como a panqueca. Ele também é utilizado para fazer bolos e pães, já que ele ajuda a dar leveza à massa, tornando-a supermacia.

O leitelho tem uma textura cremosa e um sabor levemente ácido, que vem exatamente da fermentação pelas bactérias. Além dos probióticos, é uma boa fonte de cálcio, vitaminas do complexo B (como riboflavina) e proteínas. Além disso, apesar de ser derivado da manteiga, o leitelho tem baixo teor de gordura.

Principais usos do leitelho:

  • Panificação: é muito usado para fazer pães, bolos, biscoitos e panquecas, já que reage bem com o bicarbonato de sódio, ajudando a criar uma textura leve e fofinha
  • Marinadas: devido à sua acidez, o leitelho é um excelente ingrediente para marinadas, ajudando a amaciar carnes, especialmente frango
  • Molhos: é muito usado em molhos para saladas, como o famoso molho ranch, e também em outros molhos cremosos.
  • Bebida: em algumas culturas, o leitelho é consumido como bebida refrescante, frequentemente temperado com sal, ervas ou especiarias

Não se preocupe, caso você queira aproveitar todos esses benefícios do leitelho, mas não acha para comprar, pode fazer o seu em casa!

Como fazer leitelho em casa?

Como vimos, o leitelho é um produto muito usado em receitas, principalmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Mas, aqui no Brasil, pode ser um pouco difícil achar este produto. A boa notícia, porém, é que você pode fazer o leitelho em casa facilmente!

Em um processador, bata o creme de leite fresco ou nata durante 10 minutos. Você perceberá que uma bola de manteiga se formará, mas um líquido estará no processador, separado da manteiga. Use uma peneira para separar a manteiga do líquido formado. Esse líquido é o leitelho! Viu como é fácil?

Caso você não tenha creme de leite fresco, pode usar uma coalhada feita apenas com leite e vinagre ou limão: coloque uma xícara (chá) de leite em temperatura ambiente em um recipiente, acrescente uma colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre e misture. Deixe descansar por 10 minutos fora da geladeira até talhar. Está pronta a sua coalhada!

Ah, esse ingrediente precisa ser utilizado imediatamente, tá? Nada de guardá-lo para usar depois!

Se você gostou dessas dicas, veja como preparar uma panqueca americana típica usando seu leitelho!

Temas relacionados