Alguns itens da despensa geram muitas dúvidas acerca do seu armazenamento. Muitos deles acabam até indo parar na geladeira, mesmo sem necessidade. "Na dúvida, melhor pecar pelo excesso", é o que muitos pensam. Mas o TudoGostoso vai te explicar o motivo de alguns itens precisarem ir para o refrigeramento e outros não. Então não erre mais!
Shoyu guarda na geladeira?
Tem muita gente que guarda o molho shoyu na geladeira. Se for de sachê, então, é batata! Mas o condimento à base de soja é muito salgado, o que impede o desenvolvimento de fungos e bactérias em seu recipiente. Ou seja, pode deixá-lo do lado de fora do refrigeramento.
Mel na geladeira cristaliza?
A elevada composição de açúcar do mel impede que os micro-organismos se cultivem por lá. Dessa forma, dá tranquilamente para manter o alimento do lado de fora da geladeira. E se ele cristalizar, não se preocupe. Recupere deixando o frasco em banho-maria.
Onde guardar pasta de amendoim?
A pasta de amendoim armazenada dentro da geladeira vai alterar sua consistência, que deixará de ser cremosa e ficará mais sólida. Desse modo, dá tranquilamente para manter o conteúdo do lado de fora da geladeira: ele tem tanta gordura que as bactérias também não vão conseguir se desenvolver. O armário já dará conta do recado.
Onde guardar ovos?
O armazenamento dos ovos gera uma dúvida danada. Mas ao contrário de alguns condimentos, os ovos são muito sensíveis e podem estragar facilmente, ainda mais em locais onde a temperatura é mais elevada. Dessa forma, colocá-los sob refrigeração é o mais indicado. Mas dentro da geladeira, eles precisam ter uma atenção especial, ficando dentro das prateleiras. Nada de colocar os ovos na porta, hein? O abre e fecha pode estragar o alimento.
Ketchup, mostarda e maionese: tem que guardar na geladeira?
Os molhos de ketchup e mostarda não precisam obrigatoriamente ir para a geladeira. É por isso que muitas lanchonetes deixam os frascos em cima das mesas com tanta tranquilidade. Extremamente ácidos, eles não correm o risco de estragar com facilidade, mas se quiser levá-los à geladeira, não tem problema, pode ser até melhor.
Já a maionese é mais sensível. Essa sim precisa estar sob refrigeração. E você ainda deve se atentar sempre ao prazo de validade para evitar problemas! No caso das maioneses caseiras, o ideal é armazenar dentro da geladeira, e não na porta, por até dois dias.
Veja mais:
Dica para consertar a borracha da geladeira: ELA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA
4 coisas que você NÃO deve fazer se quiser uma geladeira sempre limpa