Você já deve ter visto muitas receitas de maionese verde por aí e cada estabelecimento, restaurante ou delivery tem a sua receita própria desse acompanhamento muito comum em lanches, como hambúrgueres e lanches de pernil, por exemplo.
Quando feita com os ingredientes corretos, esse acompanhamento dá um toque especial a qualquer sanduíche. Se você quer testar uma receita nova de maionese verde, vem ver essa que aprendemos no canal do ex-Masterchef Mohamad Hindi em seu canal do TikTok!
Maionese verde clássica
O chef escolheu fazer uma receita de maionese verde clássica dos anos 1990, aquela típica para comer com seu hambúrguer caseiro ou seu sanduíche preferido. Dá uma olhada nos ingredientes que você vai precisar para fazer esse acompanhamento!
Ingredientes
- 2 ovos (1 ovo inteiro e 1 gema)
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mostarda
- Sal e pimenta a gosto
- 1 pedaço de alho
- Óleo (nessa receita usei cerca de 150 ml)
- Salsinha e cebolinha
Modo de preparo
Vem ver como é fácil e rápido fazer a sua própria maionese verde!
- Pegue um copo grande onde você baterá sua maionese e adicione a gema e o ovo inteiro
- Tempere com o vinagre, uma pitada de sal, pimenta-do-reino, a mostarda e um pedacinho de alho
- Com a ajuda de um mixer, bata bem até ficar uma mistura homogênea
- Depois que tudo incorporar, é hora de adicionar o óleo. O chef prefere o óleo de girassol, que ele considera mais neutro que o de soja
- “O segredo é ir colocando o óleo aos poucos, até que a mistura incorpore", destaca
- Agora você vai adicionar a cebolinha e a salsinha, que darão a cor verde à sua maionese. Bata novamente com o mixer até misturar bem
Está pronta! A dica é levar à geladeira e esperar um pouco antes de usar. “Depois de gelada, ela firma ainda mais”, lembra o chef.
Cuidados com a maionese
A maionese é um molho sensível, então até mesmo a água pode trazer complicações para o resultado final. Por isso, limpe e seque bem os utensílios que for utilizar para o preparo, ainda mais o recipiente que ela será armazenada e o batedor usado para emulsificar.
Quando esses utensílios não são bem lavados e secos, ainda pode acontecer de a maionese também entrar em contato com o resto de sabão e de outras gorduras, fazendo com que exista o risco da contaminação cruzada.
Ah, e depois de pronta, é importante que a maionese seja colocada em um pote com tampa, de preferência com tampa hermética. Assim que ela estiver pronta, deve ser refrigerada na geladeira para que o frio ajude a criar uma consistência mais densa, além de diminuir as chances de proliferação de microrganismos.
Consuma a maionese em até 24 horas e nunca a deixe fora da geladeira por mais de duas horas, no máximo.
Gostou dessas dicas? Veja nesta reportagem do TudoGostoso alguns erros comuns ao fazer maionese caseira!