Já ficou mais do que claro que as mudanças climáticas extremas que estão acontecendo ao redor do mundo são capazes de mudar drasticamente a vida dos seres humanos. Elas são responsáveis pelo alto preço do azeite de oliva, do cacau e do café. Contudo, no caso da laranja, ele é apenas um dos fatores que contribuem para a fruta estar cara. Vem entender por que a laranja está tão cara.
Por que a laranja está cara? Explicação vai além das mudanças climáticas
O mês de julho vivenciou uma alta no preço da laranja no Brasil inteiro, tanto dos tipos produzidos para o consumo in natura, como para aqueles que são destinados à produção de suco industrializado. No inverno, é normal que o preço da laranja suba um pouquinho, já que a safra tende a ser menor. No entanto, a queda na produção da fruta neste ano vai muito além do clima, e tem a ver com uma pequena bactéria, que causa uma doença chamada Greening.
Conhecida como uma verdadeira praga nas plantações de cítricos do mundo todo, o Greening é responsável pela contaminação de laranjas na região do Cinturão Citrícola, área onde se concentra a produção de laranjas no Brasil. A doença está presente em parte do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e em alguns pomares do Paraná. A estimativa é de que 56% das plantações de laranja do país estejam contaminadas, o que equivale a 77 milhões de pés de laranja.
O grande problema do Greening é que não tem cura, sendo uma doença fatal para as árvores de frutas cítricas, tanto laranjas quanto limões. Quando uma árvore é contaminada, é necessário eliminá-la para não contaminar o solo e outras árvores. A contaminação ocorre através de uma bactéria presente em um tipo específico de inseto. Esse inseto se alimenta da seiva das árvores cítricas e, ao picá-las, transmite a bactéria.
Isso tudo diminuiu e muito a safra de laranja para este ano, principalmente no segundo semestre. E, como explicamos, não serão apenas as variedades de laranjas in natura que a população costuma comer ou usar para fazer receitas em casa, mas também as variedades destinadas à produção industrial, causando um aumento no preço dos alimentos à base de laranja.
Como substituir a laranja na alimentação?
A laranja é uma das queridinhas quando o assunto é vitamina C e imunidade, mas você sabia que ela não é a única? Na verdade, existem outros vegetais que possuem quantidades bem maiores de vitamina C do que essa fruta, e que são tão fáceis de acrescentar ao cardápio quanto ela. Alguns dos alimentos ricos em vitamina C são:
- Couve
- Acerola
- Goiaba
- Pimentão vermelho
- Morangos
- Manga
- Brócolis
- Mamão
- Caju
Acredita que apenas 50 g de couve crua contém 100% da quantidade necessária diariamente de vitamina C? Pois é! Por isso, não fique preso somente à laranja, veja quais desses alimentos estão mais baratos na região em que você mora e monte um cardápio bem variado e cheio de nutrientes!
Veja mais:
Nem suco de laranja, nem suco de acerola: esta mistura é uma verdadeira bomba de vitamina C e você precisa incluir na sua rotina