Típico do Oriente Médio, o kibe é uma iguaria da culinária árabe que conquistou um lugar especial no coração (e também no estômago) dos brasileiros. Com sua massa de triguilho ou semolina e recheado com carne temperada com ervas, tradicionalmente, ele tem a versão frita como a mais popular. Mas como tornar esse salgado tão popular uma opção para quem não pode comer glúten, presente no trigo para kibe?
A resposta é fácil e vem da região dos Andes: a quinoa é uma ótima substituta para o triguilho. Essa supersemente é uma verdadeira potência nutricional repleta de benefícios para a saúde e também uma opção harmônica para quem é intolerante a glúten, celíaco ou apenas quer minimizar o consumo dessa proteína.
Quinoa é uma supersemente repleta de propriedades saudáveis
Rica em fibras e vitaminas do complexo B, ela promove a saúde cardiovascular, auxiliando na redução do colesterol e na regulação da pressão arterial. Além disso, suas propriedades antioxidantes combatem o estresse oxidativo, fortalecendo o sistema imunológico.
A presença de minerais como cálcio, fósforo e magnésio promove a saúde óssea e muscular. Com seu alto teor de fibras solúveis, a chia contribui para a saciedade e regula o açúcar no sangue, sendo uma adição valiosa a dietas equilibradas.
A receita do kibe sem trigo e preparado com quinoa é compartilhada por Jack Aiolfi, da @felizsemgluten. Confira abaixo os detalhes e o vídeo com a preparação:
Ingredientes
500g de carne moída
1/2 xícara de quinoa preta
sal e pimenta a gosto
uma cebola
dois dentes de alho
um punhado de hortelã
Modo de preparo
1 - Cozinhe a quinoa: para meia xícara de quinoa, você vai precisar de quatro xícaras de água;
2 - Escorra a quinoa e reserve
3 - Bata a cebola, o alho e a hortelã em um mixer, temperando com sal e pimenta a gosto;
4 - Misture esse tempero à carne moída
5 - Adicione a quinoa aos poucos, para não perder a liga: a massa deve ficar consistente, mas podendo ser modelada com as mão sem dificuldade
6 - Modele os de tamanho médio a grande
7 - Leve ao forno por 40 minutos a 230ºC.
Veja mais:
Bolo de laranja sem farinha: descubra esta ótima opção para celíacos e intolerantes;
Nugget de frango caseiro SEM TRIGO: aprenda esse prato fácil, delicioso e feito na airfryer.