
Você pode colocar a sua saúde em risco ao manter o hábito de lavar os ovos antes de armazená-los (Foto: Shutterstock)
Os métodos de manuseio e armazenamento de ovos costumam ser polêmicos e controversos para os consumidores quando os especialistas compartilham as orientações consideradas mais seguras para mantê-los frescos e preservados por mais tempo.
Afinal, por que não pode guardar os ovos na porta da geladeira se o eletrodoméstico já oferece um compartimento próprio para armazenar os ovos na porta? E por que manter os ovos dentro da geladeira se no supermercado eles ficam fora?
Essas e outras questões costumam ser alvo de discussões na internet e, especialmente, nos comentários dos posts de especialistas que orientam como escolher os melhores ovos e armazená-los com as técnicas corretas em casa.
E o que acontece se você lavar os ovos ao chegar em casa? Se você ainda não conhece os riscos, descubra agora!
Nunca lave os ovos antes de colocá-los na geladeira
De acordo com a cozinheira profissional e podcaster Gigi Vilela (@gigivilela), seguir as dicas presentes nas embalagens dos ovos é um passo fundamental para preservá-los frescos por mais tempo.
A especialista compartilha três dicas importantes, incluindo uma orientação para evitar intoxicação por bactérias.
1. Como guardar o ovo. O jeito certo de armazenar o ovo é com a ponta menor para baixo, por mais que a base maior seja sugestiva para ficar para baixo. Isso porque vai fazer com que a câmera de ar dentro do ovo não fique pressionada quando armazenado do jeito recomendado.
2. Escolha ovos mais frescos. Quando for comprar ovos, nunca esqueça de olhar na embalagem, ou nos próprios ovos, o carimbo da data de fabricação. Na hora de comprar, sempre olhe a data de fabricação, tem escrito nos ovos e tem sempre na embalagem. Lembra de levar o mais fresco possível.
3. Jamais lave os ovos. Muita gente tem o hábito de lavar os ovos com água ou outros produtos antes de guardá-los na geladeira. O problema é que essa prática não é recomendada. Como a casca é porosa, ao lavar o ovo - e caso tenha qualquer bactéria externa -, essa bactéria vai entrar em contato com o ovo.
Os ovos possuem uma película natural que os protege contra bactérias. Ao lavá-los, essa proteção é removida, o que pode permitir a entrada de bactérias no interior do ovo. Essa película é formada quando a galinha coloca o ovo, por meio de um líquido que envolve a casca.
Desta forma, logo que chegar do mercado, ela indica guardar os ovos em uma nova embalagem na geladeira, mas nunca na porta. "Isso evita uma eventual contaminação da embalagem que ficou no mercado", explica Gigi Vilela.
Veja mais!
A técnica milenar para que os ovos durem mais de 2 anos sem refrigeração: "Mesmo que não haja mais galinhas no mundo, você terá ovos para comer"
Um jeito MUITO COMUM de guardar ovos pode acelerar sua deterioração, alerta especialista em armazenamento de alimentos