A porangaba é uma erva que possui propriedades diuréticas e antiviral. A planta é nativa do Brasil e pode ser consumida na forma de cápsulas ou chás. Ela também está presente na fórmula de alguns medicamentos que facilitam o processo de emagrecimento por conta do seu efeito inibidor de apetite. Outra característica da porangaba é sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea, o que a torna uma grande aliada no combate à retenção de líquido e da celulite. Ficou curioso para saber mais sobre essa planta? Descubra com o TudoGostoso todos os benefícios da porangaba e como incluí-la na sua alimentação.
Porangaba: o que é e para que serve
O porangaba é uma planta brasileira encontrada, principalmente, nas regiões norte, nordeste e nos estados de Minas Gerais e Goiás. Também conhecida como erva de bugre, ela é rica em flavonóides, potássio e óleos essenciais, sendo uma grande aliada no tratamento de diversas disfunções. Entre os principais benefícios e propriedades da porangaba, podemos destacar:
- Efeito diurético
- Tem ação antisséptica, antiviral e cicatrizante
- Previne e trata problemas gástricos como gastrite e úlceras
- Melhora as funções cardiovasculares
- Estimula a circulação sanguínea
- Reduz a celulite
- Acelera o metabolismo
- Tem ação cicatrizante e antioxidante
- Melhora as crises de herpes
Porangaba emagrece? Entenda o efeito da erva no processo de perda de peso
Além dos benefícios citados acima, a porangaba é muito famosa pelo seu efeito no processo de emagrecimento. Por ser uma erva diurética, sua ação combate a retenção de líquido e ajuda a reduzir o inchaço corporal. Isso explica porque ela tem fama de ser uma planta que emagrece. Contudo, não existe comprovação científica de que a porangaba atua na queima de gordura. O que ela faz é eliminar os edemas que deixam o corpo inchado.
Por outro lado, a porangaba tem um efeito inibidor de apetite. Isso acontece porque o consumo da erva de bugre prolonga a sensação de saciedade, impedindo a ingestão de alimentos durante um período. Sendo assim, ela pode ser utilizada como um método eficaz na prevenção ao ganho de peso, mas não atua na redução.
Como preparar o chá de erva de bugre?
A melhor maneira de consumir a porangaba é por meio do chá de bugre. Seu preparo é bem simples, basta colocar 2 colheres da erva em 1L de água fervida e deixar em infusão por 10 minutos. Depois, é só coar e servir quente ou frio.
O chá de erva de bugre também pode ser usado para fazer bochecho em casos de inflamação na garganta e gengivite. Por conta da sua ação cicatrizante, algumas pessoas gostam de aplicar a bebida na pele em para tratar feridas e cortes superficiais. A prática é comum entre os povos indígenas e adeptos da medicina alternativa.
Contra Indicações: o chá de bugre não é indicado para pessoas grávidas, lactantes, pacientes de doenças renais ou com distúrbios de sono.
Veja também:
Chás diuréticos: confira 8 chás que ajudam a desinchar
Nutrição holística: entenda mais sobre esse estilo de vida