• Entrar
  • Cadastrar
Glucomanano funciona mesmo? Suplemento ganhou fama de “ozempic natural”, mas é preciso consumir do jeito certo para não ter problemas
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Fibra extraída de planta asiática ganhou popularidades pelos benefícios oferecidos à saúde

Glucomanano funciona mesmo? Suplemento ganhou fama de “ozempic natural”, mas é preciso consumir do jeito certo para não ter problemas

Veja quais são os benefícios do alimento e se realmente funciona no emagrecimento (Créditos: Shutterstock)

Recentemente, o glucomanano se tornou um assunto comentado nas redes sociais, sendo chamado de “ozempic natural” na comunidade fitness. Além de mencionar os benefícios oferecidos pelo consumo deste aditivo alimentar, quem defende o consumo pontua que ele é um ótimo aliado para a perda de peso e que ele seria 5 vezes mais potente do que o psyllium, suplemento que também está associado ao emagrecimento. Mas, será que o glucomanano realmente pode funcionar? Veja o que os especialistas dizem sobre o assunto!

O que é glucomanano?

Trata-se de uma fibra solúvel extraída da raiz da planta Amorphophallus konjac, também conhecida como inhame elefante. Essa planta asiática, muito popular na culinária japonesa, costuma ser utilizada para engrossar sopas e molhos. Atualmente pode ser encontrada em forma de farinha, suplemento e até mesmo macarrão, a chamada massa konjac que faz muito sucesso na dieta low carb por não conter glúten.

Afinal, o glucomanano funciona mesmo?

O consumo regular do glucomanano pode, sim, contribuir para o processo de emagrecimento, mas não de maneira isolada, ele precisa estar associado a uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável. Isso porque, ao entrar em contato com a água no estômago, ele se transforma em um gel que aumenta de volume, sendo capaz de promover uma sensação de saciedade prolongada.

Esse efeito é que ajuda a controlar o apetite, reduzindo assim a ingestão de calorias. Em entrevista para o G1, a nutricionista Mirella Boscatto ressalta que “os resultados obtidos com o glucomanano podem variar significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores individuais”.

Quais são os benefícios do glucomanano para a saúde?

Além de contribuir para o processo de emagrecimento, o glucomanano também oferece outros benefícios para a saúde. Por ser uma fibra solúvel ele garante especialmente uma melhora na saúde do intestino, mas também atua em outras áreas do corpo, ajudando até mesmo a desintoxicar o organismo. Confira as principais vantagens:

Melhora a saúde intestinal

Esta fibra pode ajudar a manter a saúde do intestino, atuando como um probiótico que melhora a flora do local ao alimentar as bactérias essenciais. Dessa forma ele pode ajudar na constipação, facilitando o trânsito intestinal.

Ajuda a regular o colesterol

Estudos indicam que o consumo regular dessa fibra pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e do colesterol LDL (chamado de colesterol ruim). Ele também é valioso para a saúde cardiovascular, reduzindo os triglicerídeos.

Auxilia na desintoxicação do corpo

O glucomanano também possui um efeito esponja, absorvendo diversas substâncias do trato intestinal, o que auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

Tem potencial anti-inflamatório e antioxidante

Estudos indicam que o alimento extraído desta planta asiática tem um potencial anti-inflamatório e antioxidante, um efeito benéfico para aqueles que sofrem com doenças inflamatórias.

Os cuidados com o consumo de glucomanano

Embora ofereça uma série de benefícios para a saúde, é preciso ter cautela com o uso dessa fibra, pois se for ingerido do jeito errado, pode até gerar efeitos contrários. É preciso tomar a fibra com bastante água para que funcione corretamente, caso contrário ele pode causar prisão de ventre, inchaço abdominal, gases e desconforto estomacal.

Além de sempre seguir a dosagem recomendada pela fabricante do produto, especialistas alertam sobre a necessidade de um acompanhamento profissional. Por isso, nada de incluir um suplemento por conta própria.

Veja mais:

Se você quer emagrecer, esse é o jeito certo de comer chia para dar mais saciedade

Temas relacionados