
Gracyanne Barbosa já revelou que come 40 ovos por dia. (créditos: Reprodução/ Instagram Big Brother Brasil / Shutterstock)
Quem acompanha a influenciadora Gracyanne Barbosa nas redes sociais sabe que o ovo é um dos alimentos que não podem faltar no seu cardápio. A musa fitness até chegou a dizer que come cerca de 40 ovos por dia para atingir sua ingestão diária de proteínas. Se você achou que ela teria dificuldade de manter a dieta dentro do BBB 25, onde entrou em dupla com a irmã Giovanna, está muito enganado.
Só no primeiro dia dentro de casa, Gracyanne Barbosa chegou a comer nove ovos cozidos, um número bem menor do que a quantidade que ela costuma consumir diariamente, mas ainda assim surpreendente. A dieta da sister logo virou tema de discussão nas redes sociais, com várias pessoas questionando se consumir esse tanto de ovo em um único dia não faz mal à saúde.
Se você também tem essa dúvida, nós reunimos o que a ciência tem a dizer sobre o consumo diário de ovos e se o alimento pode ser considerado vilão ou aliado da saúde. Confira.
Comer ovo todo dia faz bem ou mal?
O ovo é um alimento rico em nutrientes e proteínas. Por isso, ele é um dos alimentos mais consumidos por pessoas que praticam atividades físicas regularmente, como no caso da Gracyanne. Além disso, o ovo também é fonte de vitaminas do complexo B e colina, compostos que auxiliam na saúde cerebral e suas funções cognitivas, como memória e aprendizado.
Mesmo com tantos benefícios, ainda existe um mito de que o ovo não é tão saudável assim. Isso porque a sua gema contém uma quantidade moderada de colesterol, o que fez com que o alimento fosse por muitos anos associado ao aumento do LDL ( o colesterol ruim), um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Por outro lado, vários estudos já comprovaram que o ovo tem um impacto muito pequeno no aumento do colesterol. Aliás, uma unidade do alimento possui entre 50 e 180 mg de colesterol, o que está dentro da recomendação da American Heart Association (AHA) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (ambas organizações indicam o consumo diário de 300 mg de colesterol). Portanto, comer ovo todo dia não faz mal, desde que você consuma o alimento de maneira variada e com moderação.
Qual a quantidade máxima de ovos posso comer por dia?
Os especialistas em saúde recomendam um consumo de até três ovos por dia. Além desta quantidade já não é considerado saudável devido ao excesso de calorias, proteínas e colesterol. O excesso de ovo também pode aumentar os riscos de problemas renais, hepáticos e cardiovasculares, principalmente de quem já tem predisposição para essas doenças.
Mas quem consome mais de 10 ovos por dia como a Gracyanne? Bom, nesse caso é preciso considerar a alimentação da pessoa por completo e suas necessidades nutricionais. Normalmente, quem come muitos ovos por dia são pessoas que seguem um estilo de vida fitness e têm uma dieta com baixa ingestão de gordura e outros alimentos que podem causar aumento do colesterol. Além disso, atletas e pessoas que praticam exercícios de alta intensidade têm necessidades proteicas mais elevadas e queimam bastante calorias durante os treinos. Por isso, suas recomendações diárias são diferentes e eles podem consumir uma quantidade maior de ovos.
De todo modo, a própria Gracyanne já disse em entrevista que sua dieta é montada com acompanhamento de profissionais de saúde. A influenciadora também explicou que come apenas 10 ovos com gemas e o restante só com a clara, que no caso é a parte do alimento que tem mais proteína.
Veja também:
Gracyanne Barbosa no BBB: o que a musa fitness pode comer na xepa para substituir os 40 ovos por dia
Gracyanne Barbosa conta truque para comer batata-doce podre e internet se revolta! Entenda se a prática é perigosa