• Entrar
  • Cadastrar
Feijoada de rico? Entenda a polêmica na internet com o prato queridinho dos brasileiros
Um prato de feijoada gourmet em forma de esferas virou discussão nas redes sociais depois de uma foto publicada pelo ator Chay Suede

A feijoada é um prato tão tradicional que todo mundo sabe como se parece, certo? Não necessariamente. Uma foto publicada pelo ator Chay Suede no seu Instagram com a legenda “feijoadinha deliciosa” gerou polêmica. Isto porque na imagem não tinha uma panela de barro com feijão e carne, e sim pequenas esferas em um prato. Mas, afinal, isso é ou não uma feijoada? Descubra o segredo por trás da foto que causou controvérsia na internet.

Feijoada: prato branco com feijoada, laranja, arroz e farofa em cima de uma mesa Uma feijoada bem diferente do preparo tradicional deu o que falar nas redes sociais

Feijoada de rico ou chocolate?

A “feijoada de rico”, como foi chamada pelos internautas, tem um visual tão inusitado que muitos comentários nas redes sobre o assunto comparavam o prato com outras comidas. Cereal de chocolate, brigadeiro sem granulado e azeitona preta eram algumas das analogias mais populares. Outras pessoas eram menos generosas, dizendo que parecia mais com resto de comida que fica no prato. Mas as aparências podem enganar e não há dúvidas de que a foto polêmica é uma versão diferente das receitas de feijoada.

O segredo da feijoada gourmet

Apesar de causar estranhamento, o prato que Chay Suede comeu era feijoada. O segredo por trás do preparo desta feijoada gourmet não é um sabor artificial e nem um bolinho de feijoada reduzido, e sim a gastronomia molecular. O termo gastronomia molecular é usado para explicar técnicas de preparo de comida que estudam a química e física por trás dos ingredientes.

Com o estudo e equipamentos especiais, é possível criar formas novas de cozinhar que vão desde uma fritura em temperaturas abaixo de zero com nitrogênio líquido até cápsulas gelatinosas que escondem sabores intensos e familiares. Esta segunda técnica é chamada de “esferificação”, e foi usada para concentrar o gosto da feijoada em pequenas esferas.

A gastronomia molecular é até hoje um assunto polêmico. Algumas pessoas consideram a técnica o futuro da culinária, como uma maneira de ter novas experiências a partir de sabores já bem conhecidos. Por outro lado, como a discussão sobre a feijoada gourmet mostrou, outras pessoas acreditam que o formato descaracteriza a comida e que é um prato apenas para ricos.

Cápsulas redondas de comida com cor laranja que lembra caviar em um prato preto A gastronomia molecular é capaz de transformar ingredientes comuns em esferas com sabor concentrado

Feijoada tradicional e feijoada gourmet são a mesma coisa?

Ninguém pode negar que o visual é contrastante com a boa e velha feijoada, mas será que o gosto seria tão diferente? É difícil saber com uma imagem, mas a base da gastronomia molecular permite que os sabores sejam preservados mesmo com uma textura ou formato diferentes. Além disso, os acompanhamentos clássicos de qualquer receita de feijoada tradicionala carne, a couve, a farofa e a laranja – também estão presentes no prato.

Assim, mesmo com uma receita inusitada, a feijoada gourmet ainda pode ter o gosto clássico e nostálgico comum em qualquer outra feijoada. No entanto, é inegável que a experiência é outra. Dar uma garfada com feijão e carne bem sólidos é diferente de comer os ingredientes reduzidos a uma esfera de líquidos e cremes.

A origem e o preço da feijoada gourmet que gerou polêmica

A feijoada em esferas da foto de Chay Suede é uma criação da Helena Rizzo, chef de cozinha renomada e jurada do Masterchef. O prato é servido no seu restaurante de comida brasileira contemporânea e faz parte do menu-degustação que conta com uma sequência de comidas diferentes.

Se você ficou com curiosidade em provar, é bom estar preparado para desembolsar uma quantia bem considerável. Como o prato não é vendido à parte, o jeito é pedir o menu-degustação com a experiência inteira. O menu 5 cursos, com cinco pratos em sequência, custa R$390. Já o menu-degustação completo selecionado pelos chefs da casa Helena Rizzo e Willem Vandeven custa R$580.

Veja também:

Carnes para feijoada: saiba como escolher as melhores

Cassoulet: confira a receita da feijoada francesa

Temas relacionados