Vamos combinar, é praticamente impossível conhecer alguém que não gosta de arroz, não é mesmo? O que é bom, já que ele é um ingrediente que serve como base da nossa alimentação, presente em várias receitas no almoço e no jantar. Ele é o acompanhamento perfeito para qualquer proteína: carnes vermelhas, aves, peixes e até proteínas vegetais caem superbem com ele. No Brasil, existem 3 tipos mais consumidos: arroz branco, integral e parboilizado. Mas você sabe as diferenças? Vem que o TudoGostoso te conta!
Três colheres de madeira com grãos de arroz branco, integral e parboilizado em cada uma
Diferenças entre os arrozes
Arroz branco
O arroz branco é o mais comum entre os brasileiros, além de ter o gosto mais atraente para o nosso paladar. Também conhecido como arroz agulhinha, ele é o mais fácil de encontrar nos supermercados e de ser reconhecido nas prateleiras pelo seu tamanho, já que ele é bem curtinho.
Mas existe um pequeno problema com o arroz branco: ele não é o mais nutritivo! Acontece que ele tem a sua casca removida quando está sendo fabricado e a casca é a maior fonte de nutrientes desse alimento.
Colher de madeira com grãos de arroz branco
Arroz integral
A batalha entre o arroz integral e o arroz branco é dura! O arroz branco pode ter um sabor melhor para o paladar do brasileiro, mas o integral possui cerca de 5 vezes mais nutrientes. Afinal, ele não passa pelo mesmo processo de polimento que remove a casca.
As diferenças não param por aí: o arroz integral demora bem mais tempo para ficar pronto e gasta mais água para ficar macio. Mesmo assim, vale a pena investir em receitas com arroz integral, já que ele é rico em vitaminas do complexo B e fibras e mineiras.
Assim como o arroz branco, o integral combina com qualquer receita praticamente, como carne moída, bife a milanesa, frango caipirinha e muito mais.
Grãos de arroz integral
Arroz parboilizado
No quesito sabor, o arroz parboilizado está no meio entre o arroz branco e o arroz integral. Mas se tratando do valor nutricional, ele é tão bom quanto o integral.
Durante o processo de produção, o parboilizado fica imerso em água quente durante horas. Isso faz com que as vitaminas e minerais presentes na casca passem para o interior dos grãos.
Em seguida, o arroz é exposto à temperaturas altas. Esse processo faz com que o essas vitaminas e minerais se fixem dentro do grão. Por fim, ele passa pelo mesmo processo de polimento que o branco para remover as cascas.
A vantagem desse arroz é possuir a mesma quantidade de nutrientes do arroz integral gastando o mesmo tempo de cozimento do arroz branco. É isso mesmo! Ele é cozido rápido e bem fácil!
Colher de madeira com grãos de arroz parboilizado