Todo mundo sabe que um dos ingredientes mais famosos dessa época do ano é o milho. Personagem principal de todas as festas juninas, ele pode ser preparado de diversas maneiras. Seja em um prato doce, em um bolo, prato salgado, ou servido puro, o milho-verde fica uma delícia e de um jeito fácil e prático sempre. Por isso, que tal dar um sabor diferenciado aos seus churrascos e entrar no clima de arraiá? Confira com o TudoGostosocomo fazer milho na brasa em poucos minutos. Aprenda essa receita incrível e cheia de sabor que vai deixar todo mundo querendo mais!
Como fazer milho cozido na brasa?
Primeiro começamos do começo, na hora de escolher as espigas no mercado. Tudo que você precisa é reparar na coloração dos grãos de milho. Quanto mais eles estiverem amarelos e com uma coloração viva, melhor. Além disso, faça uma leve pressão com os dedos e veja se os grãos estão duros. Dê preferência aos grãos firmes, mas não o suficiente para que o milho demore muito para cozinhar.
Com os milhos em casa e já escolhidos, limpe o sabugo, retirando as palhas e qualquer “sujeira”. Depois, em uma panela de pressão com água e uma colher de sal, coloque os sabugos de milho. Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos, o suficiente para amaciar os grãos antes de levá-los para a grelha. Depois, retire os milhos da panela e reserve até continuar o próximo passo.
Enquanto isso, você pode preparar o tempero do seu milho. Obviamente ele é a gosto, e pode ser feito do jeito que você desejar. Você pode usar manteiga, margarina, azeite, temperos secos, frescos, sal, pimenta e muito mais. Ou apostar num tempero mais simples e usar só sal e manteiga mesmo. A gente sugere uma mistura de 1 colher de manteiga para cada sabugo de milho, uma pitada de sal e 1 colher pequena de páprica. Misture tudo, com a manteiga em ponto de pomada ou mais derretida, e deixe à mão para você ir passando no milho enquanto ele estiver na churrasqueira - você pode usar a própria espiga para passar a manteiga temperada por todo o milho.
Com o tempero pronto, coloque os milhos no espeto (podem ser os espetos de churrasco mesmo, já conhecidos, ou aqueles espetinhos de madeira que compramos no mercado). Depois, você deve levar o milho para a churrasqueira e ir passando a mistura da manteiga por todo o milho. Dourou de um lado, vire e deixe dourar de outro. Com todos os lados dourados, retire da churrasqueira e sirva!
Veja mais:
Beijinho de milho vai deixar qualquer festa junina ainda mais gostosa
Panqueca de milho venezuelana: descubra como preparar essa delícia