Você sabe o que é a kombucha? Essa bebida feita de chá, adocicada, com um sabor ácido e gaseificada conquistou o coração de quem quer manter uma vida mais saudável, mas adora aquele gostinho do refrigerante. Muita gente pode considerar o preparo complicado, mas no TudoGostoso vamos ensinar como fazer kombucha sem erros e de forma bem simples.
Veja como fazer kombucha na sua casa
A kombucha possui ação antioxidante, vitaminas do complexo B, auxilia no sistema imunológico e desintoxica o organismo. Ela é formada por uma colônia de bactérias e leveduras que se formam durante o preparo. É consenso que, além de todos os benefícios nutricionais, é também uma delícia, mas comprar a bebida pode sair bem caro para o seu orçamento. Por isso trazemos um jeitinho muito fácil de preparar kombucha aí na sua casa para beber sempre que quiser, sem precisar ser nenhum mestre em fermentação. Vamos lá?
Aprenda como fazer kombucha em casa
Como preparar
Primeiro você vai precisar de uma panela de vidro ou cerâmica, um vidro grande de boca larga, colher de pau ou de plástico, peneira, funil e garrafa também de plástico. Além disso, tenha um pano bem limpo e um elástico ou barbante para fechar o vidro que vai armazenar a kombucha pronta.
Para preparar, é possível usar qualquer tipo de chá. A fermentação vai fazer com que se criem micro-organismos que formam uma camada gelatinosa por cima, normalmente chamada de "Scoby" ou "Mãe". Além do chá, também é possível usar mate, café ou infusão com folhas de hibisco.
Depois de juntar tudo que você precisa, basta fazer o chá como de costume, fervendo a água, adicionando a infusão e esperando 5 minutinhos. Junte um pouco de açúcar cristal no chá quente, sem esquecer de misturar bastante pra dissolver. Coe com um filtro de café e tampe bem para deixar esfriar.
O chá frio, a "mãe" e a bebida pronta devem ir para o vidro de boca larga, que vai ser coberto com o pano bem preso com o elástico ou barbante. A partir daí, em mais ou menos uma semana a "mãe" deverá estar clara e gelatinosa, com o líquido abaixo dela. Retire um pouco da colônia de micro-organismos para uma próxima leva.
O sabor é delicioso, cítrico e adocicado. Perfeito para aqueles dias de calor em que tudo que você quer é algo refrescante. Ainda é possível guardar um pouco da cultura das bactérias e leveduras para dar a quem também deseja preparar a kombucha.