• Entrar
  • Cadastrar
Comer comida que caiu no chão: a regra dos cinco segundos funciona mesmo ou é mito?
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Veja o que a ciência tem a dizer sobre o ditado de comer comida do chão se pegar em menos de 5 segundos!

Comer comida que caiu no chão: a regra dos cinco segundos funciona mesmo ou é mito?

Descubra abaixo se a regra dos 5 segundos é realmente válida ou se você deve tomar mais cuidados (Créditos: Shutterstock)

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou comida cair no chão e gritou “regra dos 5 segundos!”. Todo mundo sabe que dentro de 5 segundos o alimento ainda está bom e não está contaminado com nenhuma bactéria, não é mesmo? Bom, o TudoGostoso traz uma notícia: é falso esse bilhete! Isso mesmo, hoje vamos explicar o que a ciência tem a dizer sobre a famosa regra dos 5 segundos. Confira!

Regra dos 5 segundos para a comida no chão é verdade ou mito?

Esse ditado popular teve origem há muitas décadas, lá nos anos 60, quando uma chef teria pegado a comida do chão e colocado de volta na panela durante um programa de televisão. Porém, a verdade é que a comida tinha caído apenas no forno, e não no chão. No entanto, Julia Child, a renomada chef, disse que se você estiver sozinho na cozinha, quem irá ver se você pegar o alimento? E, desde então, todo mundo tem usado essa regra.

O TudoGostoso sabe que muita gente usa essa regra como brincadeira e para evitar o desperdício de comida, mas para quem acha que é verdade, a ciência conta: não é! A contaminação dos alimentos é imediata, principalmente quando eles caem em superfícies com uma quantidade grande de bactérias e outros micro-organismos. Lógico que alguns fatores interferem na rapidez da absorção e proliferação de micróbios, como o tipo de alimento, o tempo que ficou em contato e muito mais.

Um dado importante é que as comidas úmidas absorvem uma quantidade maior de micróbios em menos tempo quando comparadas com as comidas secas. Em contrapartida, as comidas que possuem cascas como a banana e a laranja não são tão afetadas, porque as cascas funcionam como uma espécie de embalagem.

Com todas essas informações, fique atento: as contaminações acontecem instantaneamente e, quando em contato com superfícies muito sujas, o alimento pode ser contaminado com Salmonella, Escherichia coli, Listeria monocytogenes e até o vírus da hepatite A.

Veja mais:

Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação

Temas relacionados