Com as temperaturas baixando em todo país, começa a procura por comidas quentes e reconfortantes. Não pode cair uma gotinha do céu que a equipe do TudoGostoso já corre para preparar aquela sopinha deliciosa, e é claro que você encontra a receita de várias delas aqui no nosso site, como é o caso da sopa de ervilha, caldo verde, sopa de feijão, canja de galinha e muito mais. Hoje vamos ensinar como fazer uma sopa perfeita para esse tempo e que ainda vai te dar energia para enfrentar o dia: caldo de mocotó. Veja a seguir!
Receita de caldo de mocotó é perfeita para aumentar as energias nos dias frios: veja como fazer
Ingredientes:
1 kg de mocotó
2 folhas de louro
1 cebola média ralada
2 tomates picados
2 batatas picadas (opcional)
4 dentes de alho amassados
1 ramo pequeno de coentro
1 fio de óleo
cominho, açafrão, colorau sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Preparar o caldo de mocotó em casa é muito mais fácil do que você imagina! O utensílio mais importante é a panela de pressão, que vai te ajudar a preparar essa receita bem mais rápido. Para começar, coloque o mocotó na panela, cubra com água e adicione o sal e o louro. Leve para cozinhar e, assim que levantar pressão, conte 40 minutos. Caso você opte por usar as batatas, pode colocar para cozinhar junto!
Passado esse tempo, retire todo o mocotó da panela e corte em pedaços pequenos, retirando o osso de metade da quantidade. Reserve a parte com osso e coloque a outra parte no liquidificador. Junte com a batata e o caldo do cozimento e bata bem por cerca de 3 minutos.
Em uma panela à parte, refogue o alho, a cebola e o tomate em um fio de óleo até murcharem. Em seguida, acrescente os pedaços de mocotó e o creme batido no liquidificador. Misture tudo muito bem, adicione os temperos e verifique o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos e, então, aumente o fogo até ferver. Por fim, está pronto o seu caldo de mocotó! Viu que fácil de fazer? Você ainda pode finalizar adicionando cheiro-verde e um fio de molho de pimenta, para quem não dispensa aquele ardido nos caldos!