• Entrar
  • Cadastrar
Revelado o segredo da banoffee PERFEITA: esses truques de confeitaria vão garantir uma torta caseira mais gostosa do que as prontas!

Você vai deixar todo mundo babando ao fazer uma banoffee perfeita com as dicas do TudoGostoso!

Essas são as dicas para a banoffee perfeita, digna das melhores confeitarias! 

A banoffee é a torta do momento que se tornou a nova queridinha do rolê! Feita com banana, doce de leite e chantili, ela é aquele tipo de torta que é difícil de resistir. Ela é de origem inglesa e foi criada em meados dos anos 70 como uma receita bem prática, e é por causa dessa praticidade que a banoffee ficou tão famosa. Apesar de ser muito fácil de fazer, alguns detalhes no preparo podem fazer toda a diferença no sabor e na qualidade da sobremesa. Pensando nisso, o TudoGostoso montou um guia definitivo com as melhores dicas de como fazer uma banoffee perfeita, igual das confeitarias. Veja só!

Dicas de como fazer a banoffee perfeita

Como a gente disse, a receita de banoffee é muito fácil e pode ser preparada rapidamente. Essa torta consiste em 4 camadas: massa, doce de leite, banana e chantili. Por isso, ela é uma daquelas sobremesas excelentes para quem está com pressa. No entanto, exatamente por conter poucos ingredientes que você deve prepará-la da melhor maneira possível, para que todos eles se destaquem causando uma explosão de sabores. Veja a seguir como fazer a banoffee perfeita!

Preparando a massa da banoffee

A gente tem certeza que a massa base da sua torta é feita de biscoito triturado e manteiga, não é mesmo? Isso porque massa de biscoito é uma das mais fáceis de fazer. Porém,, a receita inglesa original do chef Ian Dowding é feita com massa sablée, um tipo de massa amanteigada e arenosa, mais leve que a massa podre. Ela é feita usando farinha de trigo, ovo, manteiga, açúcar e sal.

É claro que a massa de biscoito é mais fácil e rápida do que a massa sablée, mas se o seu objetivo é impressionar todo mundo com suas habilidades culinárias, experimente fazer a banoffee usando essa massa em vez de usar a massa de biscoito de maisena. Uma dica de chef é impermeabilizar a massa com uma camada de mel, para que a umidade do doce de leite não deixe a massa ficar mole.

Escolhendo o melhor doce de leite para banoffee

Quem gosta de colocar a lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão já pode ficar feliz porque é esse o doce de leite usado na receita original! Nós já ensinamos o tempo certo para cada tipo de doce de leite feito com leite condensado cozido; mas, como a gente sabe que você já deve ter esquecido, vamos relembrar: para rechear tortas e bolos, cozinhe o leite condensado por 30 minutos na pressão. O doce de leite mais cremoso precisa só de 15 minutos, mas essa consistência é muito líquida para rechear. Já o doce de leite de corte precisa de 50 minutos, e aí é espesso demais para rechear.

Vale dizer que é claro que você pode usar um bom doce de leite pronto, principalmente se você for de Minas Gerais. Agora, se você é um verdadeiro expert na cozinha e quer mostrar seus dotes culinários, que tal fazer o próprio doce de leite caseiro. Só lembre-se que é preciso tempo para fazer doce de leite caseiro, então se programe com antecedência.

Qual a melhor banana para banoffee?

Você sabia que existem mais de mil tipos de banana no mundo inteiro? É isso mesmo! Desde as bananas menores até aquelas que são muito grandes. Falando de Brasil, as bananas mais consumidas e populares por aqui são a banana-prata e banana-nanica, também sendo as mais indicadas para essa torta. A banana-prata é ótima para ter em casa porque dura muito, o que permite que você possa comprar uma quantidade maior. Já a banana-nanica é mais doce e suculenta, perfeita para sobremesas. Porém, é importante lembrar que essa torta já é feita com doce de leite e chantili; para equilibrar a doçura, nós indicamos fazer a torta banoffee com a banana-prata.

Como fazer o chantili para banoffee?

O chantili da receita original leva um toque de café, detalhe que dá mais sabor à sobremesa, ajudando a dar aquela equilibrada na doçura e não a deixar enjoativa. Para fazer o chantili da banoffee, o mais indicado é usar creme de leite fresco bem gelado batido com açúcar e uma pitada de pó de café. O problema é que a gente sabe que o creme de leite fresco pode ser difícil de encontrar e até bem mais caro. Nesse caso, você pode tranquilamente usar as misturas prontas para chantili que ficam nas prateleiras dos supermercados. Mas, assim como o creme de leite fresco, é importante que ela esteja bem gelada antes de bater, e você pode acrescentar o café do mesmo jeito!

Banoffee com canela ou sem canela?

Agora vem a polêmica: salpicar o chantili com canela ou chocolate em pó? É comum encontrar as duas versões em confeitarias por aí, portanto, fica a seu critério. A gente aqui do TudoGostoso prefere com canela, afinal, não dá para negar que canela e doce de leite combinam superbem.

Veja mais:

Troque o chantilly da receita de banoffee por sorvete e faça uma sobremesa incrível pro verão

Temas relacionados