• Entrar
  • Cadastrar
Mortadela caseira: como fazer esse ingrediente gostoso para seu lanche da tarde
Quer economizar e ainda dar mais sabor ao seu lanche? Confira no TudoGostoso como preparar uma mortadela caseira supergostosa!

A mortadela é aquela opção gostosa e mais econômica para a sua hora do lanche. Com ela, conseguimos preparar diversas receitas como a mortadela empanada e o sanduíche de mortadela. Pensando nisso, o TudoGostoso decidiu ensinar uma maneira de incrementar ainda mais esses sabores. Confira as dicas e o modo de preparo da mortadela caseira e aprenda como fazer essa delícia aí na sua casa.

Como fazer mortadela caseira de uma maneira prática para incrementar o lanche

Como fazer mortadela caseira Como fazer mortadela caseira

Que ingredientes fazem a mortadela?

Bom, se a gente for falar da que encontramos no mercado, há uma vasta lista de ingredientes. Principalmente em relação a proteínas, como carne bovina, carne suína e aves. Além disso, os produtos prontos já vem com alguns tipos de temperos e conservantes. Agora, quando falamos de receitas caseiras, o céu é o limite. Você pode incrementar seu modo de preparo com temperos e sabores únicos e fazer combinações das mais diversas.

Como é feita a mortadela defumada?

Diferente da mortadela comum, a mortadela defumada normalmente é produzida com carnes mais selecionadas. Os temperos também são diferenciados, mais naturais e escolhidos com cuidado. Se preparo, na maioria das vezes, é feito no vapor e leva algumas horas para ficar pronta. Antes, é claro de ser completamente defumada, pelo menos de 3 a 4 vezes, antes de ser consumida.

Como fazer mortadela caseira?

Primeiro você deve definir sua proteína principal, a gente sugere o peito de frango, é mais fácil de ser preparado e é um ingrediente mais econômico também. Depois, é hora de escolher seus temperos. O ideal é que você dê preferência para ervas secas e que não comprometam o processo de alguma maneira, que possam deixar "a massa" da mortadela mais mole. Alho, cebola e até aipo são ingredientes superbemvindos nesse processo.

Aí você só precisa cozinhar tudo em uma panela de pressão, o frango e os temperos, tudo junto! Depois de alguns minutos cozinhando, retire o frango e desfie bem. Coloque o frango e um pouco do caldo de cozimento em um processador. Bata tudo muito bem até conseguir uma mistura de aspecto homogêneo e mais grosso. Nessa hora você pode usar um pouco de colorau, corante ou até legumes coloridos como beterraba e cenoura, para dar a cprzinha característica da mortadela.

Agora o truque, o pulo do gato, para deixar essa mistura solida e formar a mortadela, use um pouco de gelatina sem sabor (dois pacotes devem ser suficientes). Bata tudo muito bem, ainda no processador, e reserve o preparo. Coloque tudo dentro de um recipiente cilíndrico, como um copo mais alto. Deixe na geladeira de um dia para o outro e desenforme com cuidado. Aí é só cortar e usar nos seus lanches!

Veja mais:

Receitas com mortadela: 50 opções práticas e deliciosas do TudoGostoso

Como montar uma mesa de frios: aprenda dicas infalíveis de restaurante

Temas relacionados