• Entrar
  • Cadastrar
Ashwagandha: conheça a planta que combate os principais problemas de saúde da vida corrida, do estresse ao desejo sexual

Conheça os principais benefícios dessa planta medicinal (e não são poucos) e descubra com ela costuma ser consumida.

Ashwagandha: conheça a planta que combate os principais problemas de saúde da vida corrida, do estresse ao desejo sexual

Saiba o que é a Ashwagandha e para que serve (Foto: Shutterstock)

Você conhece a ashwagandha e sabe para que serve? Apesar do nome estranho, saiba que essa é uma planta medicinal poderosa e também costuma ser chamada de "ginseng indiano". Só para dar um spoiler dos seus efeitos, ela tem propriedades calmantes por ser rica em alcalóides, lactonas e saponinas.

Essas substâncias presentes nessa planta também são anti-estresse e anti-inflamatórias, por isso também ela é muito usada para ajudar na melhora do desempenho físico e mental, além de ser aliada na redução da ansiedade, do estresse e até do cansaço.

A raiz da ashwagandha, parte que é usada para consumo, pode ser ingerida na forma de chá, cápsulas ou bebida (como é o caso do leite da lua). Saiba mais detalhes!

Conheça os principais benefícios da ashwagandha

Os benefícios da ashwagandha são surpreendentes: ela é anti-hiperglicêmica, anti-inflamatória, antioxidante - o que garante o fortalecimento do sistema imunológico e combate dos efeitos danosos dos radicais livres -, calmante e ansiolítica.

A partir dessas características, já é possível ter uma noção dos efeitos que essa planta pode oferecer para a saúde. Conheça os principais (e não são poucos!):

  • Desejo sexual: já foi mostrado através de alguns estudos que ela ajuda a aumentar o desejo sexual graças ao poder de melhorar a regulação dos hormônios. Isso significa melhor funcionamento dos órgãos reprodutivos, melhor lubrificação feminina e mais satisfação. E por estar associada à redução do estresse e da ansiedade, que influencia na diminuição do desejo sexual, esse pode ser um motivo a mais para aumentar o desejo sexual.

  • Melhora da fertilidade: segundo estudos apontam, a ashwagandha pode ter efeitos no aumento da fertilidade masculina por aumentar a produção de testosterona, aumentando, desta forma, a quantidade e da motilidade dos espermatozoides. Como contribui para o equilíbrio hormonal, a planta pode ajudar no melhor funcionamento dos órgãos reprodutores.

  • Menos estresse e ansiedade: como dito anteriormente, as substâncias presentes na planta, como sitoindosideos e acilsterilglicosideos, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Elas levam à diminuição da produção de cortisol (hormônio liberado em maiores quantidades durante momentos de estresse). Outras substâncias presentes atuam no sistema nervoso central e aumentam a sensação de relaxamento, diminuindo ainda os sintomas de ansiedade e estresse, desde a agitação até o cansaço mental ou baixa concentração.

  • Combate da insônia: outra propriedade de destaque da planta é que ela melhora a qualidade do sono. Por ajudar na baixa da ansiedade, esse efeito já atua no relaxamento e numa noite bem dormida.

  • Impacto na memória: ela pode estar associada, ainda, à melhora da memória, à atenção e à velocidade de processamento da informação pelo cérebro, conforme apontou um estudo realizado em adultos tomando 600 mg do extrato de ashwagandha por dia, durante 8 semanas. Por conter antioxidantes, ela ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres no cérebro, melhorando o seu funcionamento e a capacidade cognitiva e motora.

  • Controle da glicemia: a presença da witaferina A tem propriedades antiglicemiantes, ou seja, ajuda no controle da glicemia. Estudos já apontaram que a ashwagandha ajudou a reduzir os níveis de glicose no sangue e de hemoglobina glicada, sendo considerada uma aliada no controle da diabetes.

  • Prevenção de doenças cardiovasculares: As substâncias com efeitos antioxidantes ajudam na redução do colesterol ruim. Por este motivo, ela pode ser benéfica para a redução do acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos e na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

  • Tratamento do câncer: já foram realizados estudos que indicaram propriedades da ashwagandha no auxílio do tratamento de diferentes tipos de câncer, como mama, pâncreas, pulmão, colo do útero e pele, por exemplo. Porém os estudos ainda não foram conclusivos.

Como tomar a ashwagandha

É da raiz da ashwagandha que são extraídas as substâncias ativas para ser consumida na forma de chá, cápsulas ou como líquido.

Como preparar o chá de ashwagandha: colocar 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha em 120 ml de água fervente. Manter em repouso por 15 minutos, coar e beber morno.

O recomendado é que o consumo da ashwagandha, por ser uma planta medicinal, seja feito com orientação médica.

Veja mais!

Descubra os benefícios da maca peruana e se tubérculo realmente é afrodisíaco.

Chocolate amargo é afrodisíaco? Entenda se o alimento potencializa o desejo sexual.

Temas relacionados