• Entrar
  • Cadastrar
As empresas que fabricam geladeiras não querem que você saiba isso: "Se você deixar uma comida esfriar na temperatura ambiente..."
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

A recomendação das empresas que fabricam geladeiras é que não devemos colocar comidas quentes no eletrodoméstico, mas será que é correto esperar ela esfriar em temperatura ambiente?

As empresas que fabricam geladeiras não querem que você saiba isso: "Se você deixar uma comida esfriar na temperatura ambiente..."

As empresas de geladeira não querem que você saiba disso! (Créditos: Shutterstock)

As empresas de geladeira informam que não recomendam colocar no eletrodoméstico comidas quentes, mas será que isso está correto? Se você costuma deixar a comida esfriar completamente antes de guardá-la na geladeira, talvez esteja cometendo um erro que pode comprometer tanto a segurança dos seus alimentos quanto a eficiência do seu refrigerador. Quer saber o motivo? Continue lendo e descubra a verdade por trás desse hábito comum!

Comida em temperatura ambiente antes de ir para a geladeira

A partir do seu perfil no Instagram, o fitoterapeuta clínico Julio Luchmann aponta que muitas marcas que fabricam geladeiras recomendam esperar a comida esfriar em temperatura ambiente antes de colocar dentro eletrodoméstico para conservar da maneira adequada. Essa ação por si só não compromete a vida útil da geladeira como muitos costumam pensar. A diferença é que ao colocar a comida ainda quente, a geladeira vai ter que utilizar ainda mais energia, fazendo com que haja um trabalho extra para resfriar.

Julio também aponta que ao esperar a comida esfriar a temperatura ambiente, isso aumenta as chances das bactérias surgirem, fazendo com que a melhor escolha, visando a saúde, seja sim optar por colocar diretamente na geladeira.

O perigo da comida esfriar em temperatura ambiente

O crescimento excessivo de bactérias pode causar intoxicações alimentares graves, levando a sintomas como vômito, diarreia e febre. Abaixo de 60°C, os alimentos ficam na chamada “zona de perigo”, onde bactérias se multiplicam rapidamente. Se a comida ficar por mais de 2 horas nessa faixa de temperatura, o risco de contaminação aumenta significativamente. 

Muita gente acredita que colocar comida quente na geladeira pode estragar o eletrodoméstico, mas isso não é verdade. O ideal é esperar cerca de 30 minutos para que o alimento fique morno antes de armazená-lo, evitando tanto a contaminação quanto a sobrecarga do refrigerador.

 

Veja mais

Pouca gente sabe: esse é o melhor truque para afiar as facas sem precisar de pedra para amolar
Você vai descobrir agora como plantar abacaxi em casa sem erro com essas dicas infalíveis!

Temas relacionados