É um fato que todo cozinheiro já errou o preparo de algum prato. Excesso ou falta de sal, panelas do tamanho errado, mexer demais no alimento enquanto cozinha... A lista de possíveis deslizes na cozinha é enorme. No caso do arroz branco, é provável que você acabe com uma panela de arroz papa ou queimado.
Para muita gente, pode até parecer o fim do mundo - não só pelo desperdício de comida, mas também pela perda de tempo em um prato que não atingiu suas expectativas. Mas a verdade é que ainda dá para salvar o seu almoço! Descubra como isso é possível no TudoGostoso.
Como salvar arroz queimado?
O primeiro passo é avaliar o tamanho do problema. Alimentos com quantidades elevadas de amido, como o arroz branco, demoram para ficar com sabor e cheiro, mas também absorvem aromas com facilidade, o que pode ser um problema em caso de queimados.
Ainda assim, queimados mais leves podem ser consumidos sem problemas. Quando o problema é mais grave, o ideal é abrandar o fogo o mais rápido possível e, sem raspar as laterais, colocar o alimento que pode ser salvo em outro recipiente.
Inclusive, um truque que pode ajudar a reduzir aromas e sabores mais amargos, que costumam aparecer em queimados, é colocar fatias de batata crua na superfície do arroz antes de transferi-lo. Salvar o arroz papa, porém, requer um pouco mais de agilidade.
Arroz papa também tem jeito?
Existem duas formas de evitar o desperdício de arroz papa. A forma mais fácil de aproveitar o excesso de cozimento em sopas ou transformá-lo em purê.
No entanto, se você realmente quer comer o arroz mesmo, você vai ter que brecar o seu cozimento. Para isso, retire o alimento do fogo e espalhe em outro recipiente para impedir o amido se desenvolva mais.
Veja mais!
Como recuperar folhas murchas e evitar o desperdício
Pode lavar frutas na lava-louças? Veja o que dizem os especialistas sobre o uso da máquina para higienizar alimentos