
Cuidado com a forma como você armazena seus pãezinhos! (Crédito: Shutterstock)
O pãozinho é uma das paixões nacionais, né? Versátil, essa delícia fica bem com manteiga, requeijão, diversos tipos de patês, geleia, para fazer sanduíches variados - e até puro, com um cafezinho, ele é gostoso.
Porém, é frustrante quando compramos vários pãezinhos, sobra um pouco e, no dia seguinte ou poucos dias depois ele já está duro ou murcho e até com manchas de mofo. Um saco!
Se isso acontece com você com frequência, talvez você esteja armazenando seus pãezinhos da forma errada. Por isso, trouxemos aqui as dicas de um especialista de como armazenar o pãozinho corretamente para que ele dure muito mais tempo!
Faça isso para armazenar seu pão
Manter o pão fresco e crocante por mais tempo pode ser um desafio, e muitos cometem erros ao armazená-lo. Segundo Xavier Barriga, especialista em panificação, o grande erro é guardar o pão em sacos plásticos. Isso mesmo!
Fazer isso cria um ambiente úmido que torna o pão mole e favorece o mofo. Para preservar a crocância, a dica é armazenar o pão em sacos de pano ou de papel, que permitem a circulação de ar. “Com o plástico, o pão vai absorver e vai ficar macio, perdendo a dureza da crosta e a textura crocante”, disse em entrevista ao La Vanguardia.
Segundo ele, guardar o pão em sacos plástico até vale para aqueles pães moldados ou com crosta mole (tipo pão de forma), mas para aqueles com crosta crocante (tipo um pão francês), o melhor é guardá-los em um tradicional saco de papel ou até em uma caixa de madeira.
Outra dica importante é evitar colocar o pão na geladeira, pois isso acelera o processo de ressecamento. A baixa temperatura faz com que o amido do pão cristalize, deixando-o mais duro e seco mais rapidamente.
Pode congelar também!
Porém, se guardar na geladeira é ruim, congelar o pão pode ser uma ótima ideia! Quando congelado, ele mantém suas propriedades por mais tempo. Daí, quando você quiser comer, basta colocar no forno ou na airfryer com um pouco de água polvilhada por cima para que ele fique como fresco!
Além disso, se o seu pão já endureceu, umedeça levemente a casca com água e aqueça o pão no forno por alguns minutos. Esse truque ajuda a restaurar a textura crocante da casca, enquanto o interior do pão volta a ficar macio. Essa técnica é especialmente eficaz para pães artesanais e caseiros, que podem endurecer rapidamente.
Se você é daqueles que opta por congelar e comer pão a semana inteira, o especialista recomenda embrulhar em alumínio e colocar em um saco plástico sozinho ou em um recipiente hermético. “O importante é preservar bem a umidade com uma boa embalagem que o isole do ar”.
Sove pão como um padeiro com essas dicas que vão transforma a sua cozinha em uma verdadeira padaria
Guia de como escolher pães no mercado: chef lista melhores opções e quais não comprar