• Entrar
  • Cadastrar
Adeus, gordura no fígado: coma 2 balinhas caseiras dessa por dia, a receita é fácil e os ingredientes simples
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Nutricionista explica os efeitos dos ingredientes dessa balinha de gelatina para a saúde do fígado

Adeus, gordura no fígado: coma 2 balinhas caseiras dessa por dia, a receita é fácil e os ingredientes simples

Nutricionista ensina o passo a passo da receita de balinha que combate a gordura no fígado (Reprodução Youtube @nutricionistapatricialeite)

Cuidar do fígado é essencial para manter o equilíbrio do organismo, melhorar a digestão, aumentar a disposição e até favorecer o emagrecimento. Alguns alimentos até contribuem para a saúde desse órgão.

Se você deseja dar mais atenção ao seu fígado, essa receita poderosa, natural e fácil de fazer pode ser o passo inicial.

A nutricionista Patricia Leite (@nutricionistapatricialeite) ensina o passo a passo das balinhas que ajudam a desinchar, desinflamar e fortalecer a saúde do fígado.

"Essa infusão combina alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios com a gelatina, uma fonte natural de colágeno. É ideal para quem quer prevenir problemas hepáticos ou para quem já lida com condições como gordura no fígado (esteatose hepática)", explica.

Por que cuidar do fígado é essencial para o corpo?

O fígado é um órgão vital, essencial para a desintoxicação do corpo, digestão de gorduras, armazenamento de nutrientes e regulação do metabolismo.

Segundo a nutricionista, condições como inflamação hepática e gordura no fígado estão se tornando cada vez mais comuns e afetam diretamente a saúde.

Além disso, fatores como estresse oxidativo e resistência à insulina podem agravar esses problemas. Por isso, é fundamental adotar hábitos que ajudem a desinflamar, desintoxicar e melhorar a função hepática.

Ingredientes benéficos para um fígado saudável

A receita compartilhada pela especialista é uma combinação de ingredientes naturais que têm comprovação científica de seus efeitos benéficos para o fígado, para o metabolismo e para a saúde como um todo. Conheça o papel de cada um deles:

Casca de Laranja:

A casca de laranja contém antioxidantes como esperidina e nargenina, que têm ação anti-inflamatória e protetora do fígado.

Ela estimula a produção de bile, melhora a digestão de gorduras e ainda adiciona um sabor perfumado e levemente doce à receita.

Gengibre:

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório natural, rico em compostos como gingerol e shogaol, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo no fígado, melhorar a sensibilidade à insulina e combater o acúmulo de gordura hepática.

Para potencializar seus efeitos, a melhor forma de preparo é a decocção, fervendo os pedaços de gengibre para liberar seus compostos ativos na água.

Hibisco:

O hibisco é rico em antocianinas, antioxidantes com ação anti-inflamatória que protegem o organismo dos radicais livres.

Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a prevenção do acúmulo de gordura abdominal e no fígado.

Carqueja e Boldo:

Carqueja e boldo são ervas com ação hepatoprotetora, que estimulam a produção de bile, melhoram a digestão e favorecem a desintoxicação do fígado.

Juntas, ajudam na eliminação de toxinas e na regeneração das células hepáticas.

O papel da gelatina na receita

A receita inclui gelatina neutra, uma forma de colágeno que contribui para a regeneração dos tecidos, incluindo o fígado.

Rica em proteína estrutural, também beneficia pele, articulações e ossos. Sem sabor, açúcar ou calorias extras, a gelatina é hidratada e dissolvida antes de ser misturada ao chá, sem alterar o gosto da infusão.

Nutricionista ensina como preparar a receita das balinhas

Confira o passo a passo e teste a receita na sua casa o quanto antes!

  • Decocção inicial: coloque 500 ml de água para ferver e adicione a casca de laranja e o gengibre cortado em rodelas finas. Deixe ferver por cerca de 10 minutos para extrair os compostos bioativos;

  • Infusão das ervas: após desligar o fogo, acrescente o hibisco, a carqueja e o boldo, misture e deixe a infusão repousar por 5 minutos;

  • Coar: coe todo o líquido para remover as cascas, gengibre e ervas;

  • Adicionar a gelatina: misture a gelatina dissolvida (20 g de gelatina neutra hidratada em 60 ml de água) ao chá ainda morno, mexendo bem para incorporar;

  • Gelificação: unte um refratário com óleo de coco para evitar que a gelatina grude, despeje o preparado e leve à geladeira por algumas horas até firmar;

  • Cortar e servir: após firmar, corte em pequenas porções, que podem ser consumidas como balinhas gelatinosas, práticas e saborosas.

Como consumir e aproveitar os benefícios das balinhas de gelatina

Patricia Leite explica que as balinhas podem ser consumidas em diferentes momentos do dia, conforme sua preferência.

Seja após o almoço ou jantar, para ajudar na digestão e no suporte ao fígado, ou mesmo como lanche da tarde, especialmente quando bate uma vontade de comer algo doce.

As balinhas devem ser armazenadas na geladeira para permanecerem firmes.

Veja mais!

Muito bom para pessoas com "fígado entupido": esses queijos são excelentes para a sua saúde e podem até "limpar o fígado"

A melhor fruta para limpar o fígado e que pode até regenerar suas células

Temas relacionados