Toda criança ama um salgadinho daqueles de pacotinho, né? Afinal, as marcas buscam por isso por meio de suas publicidades agressivas e de embalagens brilhantes e com desenhos chamativos.
Porém, sabemos que esse tipo de alimento ultraprocessado é totalmente contraindicado para uma alimentação equilibrada e nutritiva. Mas o que fazer se as crianças amam tanto um “belisco” para comer e fazer “croc croc” enquanto assistem à TV?
Simples, você pode preparar os seus próprios salgadinhos em casa!
Salgadinho caseiro na airfryer!
Vimos essa receitinha de “cheetos” caseiro saudável no canal @lardaedilene no TikTok e adoramos a ideia! Ela disse que o filho dela ama comer todos os dias - e não tem problema nenhum, porque são feitos com ingredientes mais nutritivos e sem fritar! Olha só como é fácil de fazer!
Ingredientes
- Macarrão tipo gravatinha
- Azeite
- Queijo parmesão ralado
- Páprica picante
- Sal
Modo de preparo
Como vimos por meio dos ingredientes acima, esse salgadinho saudável é feito apenas com massa de macarrão. Ela usa o tipo gravatinha, mas você pode experimentar outros tipos de massa que sejam mais robustas e sirvam para ficar no tamanho de um salgadinho de pacote.
Olha o passo a passo a seguir!
- Comece cozinhando o macarrão em água quente até que ele atinja a consistência “al dente”
- Depois de cozinhar, deixe escorrer até secar um pouquinho
- Então, em uma tigela, adicione os macarrões cozidos e misture com azeite, adicionando em seguida o queijo parmesão e os temperos
- Depois disso, basta levar à airfryer por cerca de 15 minutos em temperatura não muito alta
- A cada poucos minutos, dê uma olhadinha e balance a bandeja da airfryer para que asse por igual
- Quando dourar e atingir a textura crocante, basta retirar e servir!
Viu como é fácil fazer um salgadinho caseiro sem aditivos? As crianças vão adorar e podem comer sem culpa!
Cuidado com os salgadinhos e ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados, como é o caso dos salgadinhos de pacote que você compra no mercado, são produtos em que a fabricação passa por muitas etapas diferentes, incluindo a adição de diversos ingredientes que, em muitos casos, são apenas de uso industrial.
Eles têm uma enorme lista de ingredientes no rótulo, com mais de cinco itens, e possuem alto teor de açúcar, gordura e sal.
Outros exemplos são:
- Biscoitos
- Refrigerantes
- Macarrão instantâneo
- Pizzas congeladas
- Cereais matinais
- Sorvetes
- Molhos prontos
Esses tipos de produtos não são considerados saudáveis e não devem fazer parte de uma rotina alimentar. Segundo estudos, os alimentos ultraprocessados são os causadores de mais de 50 mil mortes por ano no Brasil, sendo que a maior parte das mortes está entre as idades 50 e 69 anos.
Os alimentos ultraprocessados podem ser muito difíceis de substituir, principalmente para quem vive uma vida muito corrida. De forma geral, a regra é “descasque mais, desembale menos”. Ou seja, coma mais alimentos naturais, como frutas, legumes, cereais, e evite ao máximo produtos industrializados e embalados.
Por que produtos ultraprocessados são mais baratos que os saudáveis? Entenda a reforma tributária para implementar o imposto seletivo
Alimentos in natura e processados: saiba as diferenças