• Entrar
  • Cadastrar
A ciência diz pra fazer assim, mas ninguém vai seguir: a maneira perfeita de ferver um ovo
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Cientistas propõem um novo método de cozimento dos ovos que deixa o alimento mais saboroso e rico em polifenóis. 

A ciência diz pra fazer assim, mas ninguém vai seguir: a maneira perfeita de ferver um ovo

Cientistas descobriram a maneira perfeita de ferver um ovo. (créditos: Shutterstock)

Ovo cozido é um dos preparos mais fáceis da culinária. Basta colocar o alimento em uma panela e deixar ferver na água por uns 15 minutos. Mas se o processo é tão simples assim, por que muitas vezes o ovo acaba saindo com gema seca e quebradiça, ou pior ainda, com a clara viscosa e aquosa? A resposta está na temperatura que cada parte precisa para cozinhar. É aí que entra o problema: uma precisa de bastante calor, enquanto a outra nem tanto.

Contudo, um grupo de cientistas descobriu o método perfeito para cozinhar um ovo. E o resultado não só deixa o alimento mais saboroso, como também mais saudável.

Qual a temperatura ideal para cozinhar a clara e a gema do ovo

A gema e a clara cozinham em duas temperaturas diferentes. A gema requer uma temperatura de apenas 65°C para cozinhar, enquanto a clara precisa de um pouco mais de calor, algo em torno de 85°C.

Portanto, se você cozinhar um ovo a 100 °C, a clara ficará macia e no ponto certo. A gema, no entanto, estará totalmente firme - o que é bom se você gosta desse tipo de textura -, mas decepcionante se você está atrás de uma gema mole ou mais cremosa.

Você também pode cozinhar um ovo em banho-maria em temperaturas entre 60 e 70 °C. Esse método deixa a gema bem cremosa, mas a clara tende ficar viscosa e transparente.

O método perfeito para cozinhar os ovos

Pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália descobriram o melhor jeito de ferver o ovo e garantir que a gema e a clara fiquem no ponto ideal. Segundo os cientistas, o método ideal para cozinhar o alimento é alternar entre cozinhar o ovo em uma panela com água fervente mantida a 100 °C e colocá-lo em uma tigela morna mantida a 30 °C.

O ovo deve ser transferido entre as duas temperaturas a cada dois minutos por uma duração total de 32 minutos. Sendo assim, você deve colocar o ovo para ferver diretamente na água e, dois minutos depois, colocá-lo em uma tigela com água morna. Faça esse processo por 32 minutos e seu ovo sairá com a gema e a clara no ponto ideal.

Parece loucura, né? Mas se você estiver disposto a se esforçar, as recompensas são ótimas. Os resultados da pesquisa mostraram que os ovos cozidos periodicamente tinham uma gema macia e uma clara com consistência mais próxima da de um ovo tradicionalmente cozido mole. De acordo com os autores do artigo, isso ocorre porque, enquanto as temperaturas na clara variam entre 35 °C e 100 °C (212 °F), a gema permanecia em uma temperatura consistente de 67 °C durante todo o cozimento.

Ovos cozidos periodicamente contêm mais antioxidantes

Os cientistas também revelaram que a gema de ovos cozidos periodicamente continha mais polifenóis do que ovos cozidos por outros métodos. Esses compostos são famosos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a proteger o corpo contra danos causados por radicais livres.

O consumo de alimentos polifenóis oferece muitos benefícios à saúde. Esses compostos estão associados à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas. Os polifenóis também fortalecem a imunidade, previnem o envelhecimento precoce e diminuem o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Veja também:

Adeus ovo frito grudado na frigideira: basta polvilhar esse ingrediente antes de colocar os ovos
Picar ovo cozido para colocar nos acompanhamentos nunca foi tão fácil depois que aprendi essa dica, demora só 10 segundos!

Temas relacionados