A farofa vegetariana é uma versão sem carne para pessoas que não consomem esse tipo de alimento. Um dos acompanhamentos mais tradicionais da culinária brasileira, a farofa é símbolo daquilo que é popular e que agrada a todos. E a farofa vegetariana não poderia ser diferente. Com cenoura, pimentão, cebola e temperos, ela consegue construir um sabor delicioso. Basta refogar esses legumes com azeite ou óleo, e adicionar a farinha de mandioca. Depois disso, os ovos cozidos também entram na receita para adicionar mais gosto à mistura. É importante adicioná-los apenas quando estiver próximo de desligar o fogo para que eles não queimem. Se quiser transformar essa receita em uma farofa vegana, é só não colocar os ovos. É importante provar o sal para garantir que a farofa não fique insossa. Seguindo esse passo a passo, você terá uma farofa vegetariana incrível que não fica devendo nada a nenhuma outra receita com carne.
Ingredientes (10 porções)
1 cebola média 2 cenouras médias 1 pimentão médio 3 ovos Óleo ou azeite Farinha de mandioca crua Sal
Modo de preparo
- 1
Cozinhe os ovos e reserve.
- 2
Descasque e pique a cebola, coloque a mesma em uma panelinha e cubra com óleo ou azeite (fica a seu critério).
- 3
Deixe levantar fervura e desligue o fogo, reserve.
- 4
Rale as cenouras e pique o pimentão bem miudinho.
- 5
Coloque tudo em uma vasilha e misture com a cebola pré-fervida e ainda quente.
- 6
Tempere com sal e coloque um pouco de farinha e mexa.
- 7
Coloque os ovos, mais farinha, mexa e acerte o sal.
Informações adicionais
Como higienizar os vegetais corretamente antes de fazer a farofa vegetariana
Para garantir que você tenha uma farofa vegetariana deliciosa, é importante lavar legumes e verduras muito bem antes do preparo. Para a cebola, só é preciso passar um pano úmido para retirar as impurezas que podem estar na casca.
Já a cenoura e o pimentão precisam ser lavados com água corrente e ficarem de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro entre 10 a 15 minutos. Depois, é só lavar na água corrente de novo que vão estar prontinhos para a farofa vegetariana simples.
Se preferir, você também pode retirar a casca do pimentão depois de seco. Isso vai tirar o sabor amargo que o vegetal pode deixar na receita de farofa vegetariana e que não agrada todo mundo.
Saiba como armazenar a farofa vegetariana ou a farofa vegana do jeito certo
Se sobrou farofa vegetariana, não guarde de qualquer jeito e nem deixe por tempo demais para não perder o frescor dos ingredientes! O certo é colocar em um recipiente bem fechado e consumir em até um dia por causa do ovo cozido.
Caso tenha feito a farofa vegana sem ovo, o tempo aumenta para três dias. Para esquentar as duas versões, é só aquecê-las na frigideira que elas ficarão igual a versão recém-feita. Se quiser deixar a farofa molhadinha pode adicionar um pouco da gordura da sua preferência nessa hora.
Sugestões de pratos sem carne para comer com a farofa vegetariana
Não importa se escolheu a receita de farofa vegetariana ou de farofa vegana, ambas são acompanhamentos deliciosos. E, como todo acompanhamento, é preciso ter um prato principal para ter a combinação perfeita.
Por isso, veja receitas vegetarianas como salpicão vegetariano, carne de jaca, feijoada vegetariana saborosa, paella vegetariana, refogado vegetariano, arroz de forno vegetariano e bacalhoada vegetariana para saborear com a farofa da sua preferência.
Para preparar mais comidas vegetarianas rápidas, veja também:
11 receitas vegetarianas fáceis que ficam prontas em até 30 minutos
Lasanha de abobrinha e ricota: essa receita vegetariana é perfeita para um jantar rápido
Estrogonofe vegetariano: você vai se surpreender com o sabor dessa receita sem carne que fica pronta em 15 minutos!