
Devo ou não fechar os talheres no prato após finalizar a refeição? (Foto: Shutterstock)
Usar os talheres durante as refeições sem perder a elegância é um desafio para muitas pessoas. Para quem gosta de seguir as regras de estiqueta, é comum surgir algumas dúvidas durante uma ocasião especial, por exemplo.
Quem nunca se confundiu sobre o jeito correto de segurar o garfo e a faca? Ou se empurrar a comida para o garfo com a faca não é falta de educação? Mas as dúvidas à mesa não se limitam às melhores técnicas na utilização dos talheres.
Quando você vai a um restaurante, é muito importante saber se comunicar através deles. Sim, o garto e a faca têm uma linguagem própria e é fundamental conhecê-la para evitar falha de comunicação com os garçons e até com as pessoas que estão te acompanhando durante a refeição.
Só existem quatro formas de expressão com os talheres
Na linguagem dos talheres só existem quatro formas de expressão após iniciar a refeição. De acordo com a especialista em etiqueta e comportamento Simony Correa (@simonycorrea), você precisa saber dispor os talheres no prato para se expressar.
Momento da pausa: "Seja para pegar uma taça, limpar a boca ou até mesmo conversar."
Momento do término: "Quando você informa discretamente que seu prato pode ser retirado."
Saiba qual é o significado da disposição dos talheres no prato
Quando os talheres estão abertos, com o garfo posicionado à esquerda e a faca do lado direito ou na parte superior do prato (imagens 1 e 2), significa uma pausa durante a refeição.
No entanto, atenção! Quando você fecha os talheres paralelamente e os posiciona horizontalmente à direita ou no centro do prato (imagens 3 e 4), significa que já está satisfeito.
Neste caso, é muito provável que um garçom apareça para recolher o seu prato, pois entenderá que a refeição foi finalizada.
Veja mais!
Você sabia que existe um jeito certo de comer banana, segundo as boas maneiras? Nunca comi assim!
Afinal, é grosseria palitar os dentes no restaurante ou na casa de alguém?