Dizem que não devemos julgar um livro pela capa, mas na hora de escolher frutas, verduras e legumes no mercado o visual acaba sendo um indício importante. Um exterior sem manchas ou marcas pode indicar frutos frescos e bem cuidados. Por causa disso, as próprias lojas e mercados buscam produtores com as frutas e vegetais mais bonitos e que vão atrair mais compradores, mesmo que a qualidade não seja tão alta, como acontece até com os tomates sem gosto do supermercado.
Mas isso não significa que qualquer pequeno amassado seja sinal de má qualidade ou de desleixo no manuseio. Pode ser uma simples questão da natureza e que não afeta em nada o sabor ou a textura deles. É o que provou uma fazendeira e empresária finlandesa após ver seus morangos rejeitados pelas lojas fazerem sucesso nas redes sociais. Entenda essa história no TudoGostoso e aprenda como identificar bons morangos para comprar.
Como as redes sociais salvaram uma safra de morangos
Morangos e outras frutas silvestres são bem delicadas e ficam danificadas facilmente. Com uma chuva de granizo no inverno finlandês, parece inviável pensar que uma plantação orgânica saia sem danos. Na fazenda de frutas silvestres de Silja Seppälä, 80% da colheita desse ano foi classificada como de segunda categoria e nenhuma loja aceitou comprá-la, tudo por causa dos danos que o gelo causou.
A solução? Vender diretamente para os compradores. Todos os dias Silja Seppälä informava nas redes sociais da fazenda a quantidade de morangos que estavam disponíveis e se surpreendeu com o retorno. Ao final da safra, todos os morangos foram vendidos e ela conseguiu lucrar em um ano em que parecia que tudo estava perdido. Apesar de não estarem perfeitos, eram morangos frescos diretamente da fonte e com pouco manuseio, atrativos para os compradores em busca de frutas saborosas e baratas.
Depois dessa experiência, a empresária pretende investir mais na venda direta das frutas silvestres por meios digitais. Para os produtores, o maior desafio é a entrega, já que para o morango durar ele precisa ficar refrigerado o tempo inteiro, mas vender instantaneamente pela internet assim que é colhido garante uma fruta bem mais fresca para o consumidor.
Como escolher morangos no mercado
Mas então, para o consumidor, o que é mais importante na hora de escolher os morangos mais doces do supermercado? A aparência ainda é importante, mas o que deve prestar atenção é nas características da fruta. A cor deve ser bem vermelha e brilhante, com caules verdes igualmente chamativos. A “pele” do morango deve estar sem rugas. Fique de olho em manchas que indiquem mofo na caixa já que uma fruta mofada estraga todas as outras. Outro ponto importante é o cheiro. Se aquele aroma inconfundível do morango estiver presente, a fruta está fresca e suculenta.
Além da qualidade da fruta, é importante conferir como o morango está armazenado no mercado. Ele precisa estar em um ambiente fresco, longe da luz do sol e de variações de temperatura. O ideal é que a fruta esteja em um refrigerador, mas também pode ficar nas prateleiras comuns se o ambiente em si for bem fresco. No caso de comprar morango na feira é mais difícil estarem refrigerados. Nesse caso pergunte a data de colheita da fruta e como estavam guardados anteriormente. Apesar de estarem vulneráveis ao calor, é mais provável que os morangos de feiras sejam frescos e, com isso, durem tanto quanto os do mercado.
Para conservar o sabor do morango após a compra, assim que chegar em casa troque a embalagem e guarde em potes bem tampados na geladeira para durar mais. Caso deixe em temperatura ambiente, elas duram somente até dois dias. É fundamental lavar os morangos, mas deixe para fazer isso somente na hora de consumir para a umidade não diminuir sua vida útil. A exceção é se for congelar, nesse caso lave e seque bem antes de levar ao freezer e seus morangos vão durar até 6 meses!
Veja mais:
A maioria faz errado: veja como lavar frutas da forma certa
Faça os morangos durarem mais em casa com essas dicas infalíveis
Benefícios de comer morangos diariamente: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta com frequência