Que tal aproveitar o fim de semana para preparar uma torta de banana cremosa com farofa crocante? A sobremesa é diferente, tem um toque de prato refinado, mas tem um preparo simples. O prato também é uma boa pedida para aproveitar aquelas bananas esquecidas na geladeira. A fruta garante ainda mais sabor e textura para o doce, que é açucarado na medida certa. Vale a pena experimentar!
Torta de banana com farofa crocante é uma receita deliciosa para servir como sobremesa. veja como fazer!
Como fazer torta de banana cremosa com farofa crocante
Ingredientes
Creme
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 colheres de amido de milho
2 colheres de açúcar
Massa e farofa
200 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de margarina sem sal
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Recheio
2 bananas maduras cortadas em tiras finas
Canela a gosto
Modo de preparo
Comece a receita preparando o creme para que ele tenha tempo de esfriar. Coloque em uma panela o leite, leite condensado, amido de milho e açúcar. Leve em fogo médio e mexa, até garantir uma textura homogênea e cremosa.
Agora reserve o creme e deixe esfriar enquanto prepara a massa e a farofa da torta. Em um refratário, adicione os 200g de açúcar, com farinha, ovo e margarina e fermento. Mexa com as pontas dos dedos até a mistura virar uma farofa. Forre uma forma untada e enfarinhada com metade da farofa. Em seguida, cubra a base com as bananas cortadas em tiras e salpique um pouco de canela por cima.
Para finalizar, cubra as bananas com o creme já frio e coloque o resto da farofa em cima do creme. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C e retire quando a farofa estiver dourada.
Qual banana usar na sobremesa?
O tipo de banana usado na receita pode fazer diferença na textura e sabor do prato. No forno, a fruta tende a ficar bem molinha e junto dos demais ingredientes a receita fica bem doce, mas existem algumas variações da fruta mais rígidas e menos adocicadas. A banana-nanica por exemplo, é ótima para bolos e tortas, já a banana-da-terra é a melhor opção se você pretende cozinhar, fritar ou assar a fruta. Ela combina muito bem com receitas que misturam sabores doces e salgados.
Se você pretende assar e servir a fruta como acompanhamento de sobremesas, a banana-ouro é uma boa opção. A banana-maçã é uma ótima pedida para ser batida com vitaminas, consumida com iogurtes ou até amassada com aveia e mel. Já a banana-prata é muito usada em doces com a fruta e a famosa bananada.
Veja mais
Carne assada feita com casca de banana já imaginou? Prove esse preparo surpreende
Cajuzinho de banana que não vai ao fogo! Vem aprender essa receita diferente