O óleo de coco é um ingrediente super versátil. Além de ser usado para dar mais sabor aos pratos, ele também pode ser um grande aliado no tratamento de infecções causadas por fungos, como no caso da candidíase. Rico em ácidos graxos, o óleo de coco possui propriedades antifúngicas que impedem a proliferação da Candida albicans, principal responsável por desequilíbrios na flora vaginal. Basta tomar uma colher por 30 dias para deixar a candidíase bem longe da sua vida. Quem nos garante a eficácia desse método é o médico Fellipe Jaworski (@drfellipejaworski).
Veja a seguir como o óleo de coco atua no combate à candidíase e quais outros alimentos podem ajudar no tratamento da infecção.
O que é candidíase: baixa na imunidade estimula a proliferação de fungos na região íntima
A candidíase é uma infecção fúngica provocada por desequilíbrios na flora vaginal. O problema costuma ter relação com a queda da imunidade, condição que favorece o crescimento exagerado do fungo Candida albicans na região íntima. Seus principais sintomas são coceira e presença de corrimento esbranquiçado.
Para tratar a candidíase, o primeiro passo é consultar um médico ginecologista. Geralmente, o tratamento da infecção consiste no uso de medicação antifúngica de uso oral ou local. Porém, alguns alimentos também funcionam como uma terapia complementar, ou seja, não substituem os métodos tradicionais, mas aceleram e potencializam os resultados.
Um desses alimentos que auxiliam no tratamento da candidíase é o óleo de coco. “O coco quando entra em contato com a mucosa do estômago, se transforma em monolaurina, um poderoso antibiótico que mata vírus, bactérias, fungos e parasitas”, explica o médico, que dá a dica de tomar uma colher de óleo de coco todos os dias durante um mês para tratar a infecção.
Dieta para candidiase: o que comer e o que evitar
Os alimentos com ação antifúngica são excelentes para tratar e prevenir a candidíase. Entre eles, podemos citar o alho, cebola, alecrim, orégano e semente de abóbora. Todos eles contêm substâncias que atuam contra fungos e outros microrganismos que podem desencadear desequilíbrios no organismo.
Outros aliados no combate à candidíase são os alimentos probióticos, como iogurte natural, leite fermentado e a kombucha. Eles cuidam da saúde do intestino e ainda fortalecem o sistema imunológico. Os probióticos também são encontrados em cápsulas e sachês.
Por outro lado, alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples devem ser evitados durante o tratamento. Eles intensificam a ação de fungos e pioram a infecção.
Veja também:
Alimentos anti-inflamatórios: quais são e como atuam no organismo
Não coma salada pronta sem antes saber os riscos à saúde! Estudo aponta os perigos