Feijão: junto com o arroz, ele forma uma dupla infalível. Além de apresentar diversos benefícios para a saúde, o feijão ainda fica delicioso em muitas receitas. Existem diversos tipos de feijão e hoje nós vamos te mostrar 6 deles. Confira!
Tipos de feijão
Feijão preto
Feijão preto
Se engana quem pensa que o feijão preto é o mais consumido no Brasil. Por produzir muito caldo no cozimento, o principal prato feito com esse tipo é a feijoada. Ele é um dos tipos de feijão mais rico em ferro, o que o torna um grande aliado no combate à anemia ferropriva.
Feijão branco
Feijão branco
Ainda que não seja tão consumido quanto o feijão preto, o feijão branco tem ganhado cada vez mais espaço na cozinha brasileira. Ele é muito utilizado para preparar sopas, já que não produz tanto caldo.
Feijão-fradinho
Feijão-fradinho
O famoso feijão das saladas, o feijão fradinho, é bem clarinho, quase branco, e tem um "olho" preto. Ele não produz caldo, o que o torna perfeito para as saladas frias. Ele é o ingrediente principal para fazer a massa do acarajé. O feijão fradinho pode ser erroneamente chamado de feijão de corda em alguns lugares do Brasil, mas eles possuem algumas diferenças que explicaremos a seguir.
Feijão-de-corda
Feijão-de-corda
Se você leu por aí que é a mesma coisa que o feijão fradinho, não se deixe enganar! Apesar do feijão de corda ser da mesma família do feijão fradinho, ele apresenta algumas diferenças marcantes. É esse tipo de feijão que é utilizado no preparo do baião de dois. Ele é mais escuro que o seu semelhante, mas também não produz caldo. Por isso, ele é muito utilizado em petiscos.
Feijão vermelho
Feijão vermelho
Esse tipo de feijão tem o grão bem redondo e avermelhado. Ele é especialmente utilizado no preparo de caldos com carne vermelha. Apesar de ser pouco consumido no Brasil, ele é muito usado em países da Europa, como a França e a Irlanda.
Feijão carioquinha
Feijão carioca
Chegou a vez de falar dele: o feijão carioquinha. Apesar de ter esse nome, ele não é muito consumido no Rio de Janeiro. No entanto, ele é o feijão mais consumindo no Brasil e chega a representar 85% das vendas totais de feijão no país. Assim como o feijão preto, ele produz muito caldo e é perfeito combinado com um arroz branco bem soltinho.