Venha descobrir por que o feijão carioca se chama assim: não, não é por causa do Rio de Janeiro.
Você já deve ter ouvido falar ou é fã do feijão carioca (ou carioquinha), aquele que tem os grãos amarronzados e rajados. Quando lemos "carioca", automaticamente pensamos no Rio de Janeiro, pois carioca é o nome dado à pessoa que nasceu ou mora na cidade maravilhosa. Mas você sabia que o nome do feijão não tem nada a ver com o Rio de Janeiro? Na cidade, esse feijão nem é o mais consumido: os cariocas preferem o feijão preto, o ingrediente principal da tradicional feijoada.
O feijão carioca não é o preferido dos cariocas.
Por que o nome carioca?
Então, por que o feijão tem esse nome? Incrivelmente, ele tem esse nome por causa de uma raça de porco caipira. Sim, leitores, isso mesmo! O feijão carioca surgiu em São Paulo na década de 1970, em uma propriedade rural. Um produtor da região encontrou em sua plantação um grão diferente, com listras escuras e amarronzado. A semente da planta foi submetida a testes e descobriu-se que ela tinha uma produtividade bem maior que a dos outros tipos de feijão e também que era resistente a doenças e pragas. "Mas onde o porco entra nisso?", você deve estar se perguntando. O feijão ganhou esse nome porque sua cor e manchinhas lembravam as da raça de um porco conhecida por "carioca". O feijão passou a ser produzido em 1971 e já ganhou muitas variações desde então.
Agora que você já conhece a história desse feijão, que tal preparar uma receita bem gostosa com ele? Veja os ingredientes e modo de preparo do feijão carioquinha cremoso:
Ingredientes
2 copos de feijão carioca (cerca de 500 g)
1 dente de alho picado
1 xícara de cebola bem picadinha
1 linguiça calabresa
50 g de bacon
sal a gosto
água suficiente
Modo de preparo
Separe e lave o feijão.
Deixe de molho com água de um dia para o outro. Se puder, troque a água.
Coloque o feijão em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela.
Tampe a panela e ligue o fogo. Depois que pegar pressão, deixe cozinhando por mais 20 minutos.
Desligue a panela e espere 15 minutos antes de abri-la.
Numa outra panela, coloque a calabresa e depois o bacon e deixe fritar.
Coloque a cebola e o alho. Refogue.
Adicione o feijão e prove o sal. Tempere de acordo com o seu gostoso.
Deixe o feijão em fogo médio até ferver e vá mexendo até o caldo engrossar.
Está pronto seu feijão suculento e delicioso!
Dicas: não precisa ter medo de usar a panela de pressão, viu? Confira as matérias do TudoGostoso: 7 dicas para usar a panela de pressão e Dicas de como abrir a panela de pressão. E, se quiser saber mais sobre feijão, confira: Tipos de feijão, Benefícios do feijão para a saúde e Como preparar o feijão perfeito.