Já ouviu falar em terrine? A técnica de culinária francesa pode ser o item que faltava para você servir com petiscos ou de entrada em um jantar especial com amigos. Apesar do nome diferente e a origem internacional, a terrine tem modo de preparo simples e pode ser adaptada com diversos ingredientes que você já tem em casa. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com receitas de terrine vegetariana, opções sem carne mais leves e ainda mais fáceis de fazer em casa. Confira!
Terrine sem carne: aprenda receitas leves e fáceis do preparo francês
O que é terrine?
Terrine não é um prato, mas uma técnica de preparo francesa numa forma retangular ou redonda que tem esse nome. O resultado precisa ser uma receita com consistência macia que pode ser feita com frutas, carnes e até legumes.
Esse tipo de preparo costuma ser feito em camadas. Nas versões salgadas, é comum haver uma decoração com fatias de carnes ou legumes na parte externa, cobrindo um recheio cremoso. Nas sobremesas, é possível usar massa folhada como base.
A terrine pode ser servida como antepasto, sobremesa e até prato principal! O importante é caprichar nos temperos e na decoração do prato. A estética faz toda a diferença nesse tipo de preparo. Cuidado sempre na hora de desenformar, já que a receita precisa ser servida inteira, num formato impecável.
Receitas de terrine sem carne
Abobrinha e ricota é uma combinação leve e muito saborosa. Essa terrine serve de acompanhamento para diversas receitas e pode ser finalizada no prato com folhas verdes e tomate-cereja.
Abobrinha, abóbora e shitake dão um sabor especial para essa receita. Nesse caso você não precisa usar o forno, a receita só vai para a geladeira.
A abobrinha precisa ser cortada em cubos e ralada para fazer essa terrine. A receita também é incrementada com tomate, cenoura, e bastante tempero. Orégano, salsinha, cebolinha, sal e pimenta-do-reino são boas opções!
Essa terrine é uma boa pedida para quem gosta de harmonizar queijos e frutas. A receita tem diferentes tipos de derivados do leite: ricota, cream cheese, requeijão e parmesão.
Terrine de frutas e queijo e queijo é uma das combinações deliciosas para fazer esse preparo
O preparo leva queijo, abobrinha e shitake. É uma delícia!
Homus é uma pasta árabe de grão-de-bico perfeita para comer com pães. A terrine com esse sabor tem menos ingrediente e um sabor mais neutro com toques de alho, limão e azeite.
O queijo é a estrela do prato! Essa terrine combina os sabores de três tipos, sendo perfeita para servir com torradas.
Essa terrine feita com berinjela, abobrinha, dois tipos de pimentões e cenoura e nozes. A parte mais cremosa da receita é resultado da combinação de cream cheese e requeijão.
Veja mais
Comida brasileira é eleita o segundo melhor prato tradicional do mundo! Descubra qual é e aprenda receitas
Coloque a uva no congelador e suas festas nunca mais serão as mesmas!