• Entrar
  • Cadastrar
Semana Farroupilha 2023 tem como tema o centenário da Revolução de 1923. Veja curiosidades!

Você sabe quais são os fatos históricos por trás dos Festejos Farroupilhas 2023? TudoGostoso explica!

Semana Farroupilha movimenta diversas cidades do Rio Grande do Sul. (Foto: Shutterstock)

A Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, representou um marco histórico importante para os gaúchos e, por isso, celebra-se até hoje com as festas dos Acampamentos Farroupilhas. Por trás de muita música, dança, roupas tradicionais e comidas típicas estão presentes inúmeros elementos históricos que compõem a identidade do Rio Grande do Sul. Para contribuir com esse resgate, o tema deste ano é o Centenário da Revolução de 1923, definido pela Comissão Especial do estado.

Para dar o tom às festas da Semana Farroupilha de 2023, a comissão elegeu patrona do festejo, identidade visual e canção-tema que combinam com a Revolução de 1923, a última guerra entre os povos do Rio Grande do Sul, ganhando um simbolismo de união. Continue a leitura e descubra mais curiosidades sobre o tema do ano.

A Revolução de 1923

A Revolução de 1923 aconteceu pouco depois da Revolução Federalista de 1893, conhecida como uma das mais sangrentas do país. E, por ter sido o último conflito entre os povos gaúchos, ganhou contornos de apaziguamento.

O contexto histórico de 1923 antes da guerra era de que o estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros — que tinha acabado de ganhar seu quinto mandato como presidente do Rio Grande do Sul — e os aliados de Assis Brasil — seu opositor político.

Os correligionários de Borges de Medeiros, ou os “chimangos”, eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder. Eles usavam lenços brancos nos pescoço. Já os seguidores de Assis Brasil, ou “maragatos”, lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política. Eles usavam lenços vermelhos.

A Revolução de 1923 começou no fim de janeiro daquele ano e terminou em dezembro, com o Pacto de Pedras Altas. O acordo entre chimangos e maragatos definiu que Borges de Medeiros permaneceria na presidência até o fim do seu mandato, em 1928. No entanto, a Constituição de 1891 seria reformada para impedir que, a partir de então, não houvesse mais reeleição de presidente nem indicação de intendentes (prefeitos) e de vice-presidente.

Lenços branco e vermelho representam Revolução de 1923. (Foto: Divulgação/ Comissão Especial dos Festejos Farroupilhas)

Lenços vermelhos e brancos são destaque na Semana Farroupilha 2023

O pano de fundo histórico inspirou a identidade visual desenvolvida para a edição 2023 dos Festejos Farroupilhas. Os lenços branco e vermelho ganharam protagonismo, simbolizando o período de rivalidade política no estado.

A escolha dos lenços entrelaçados é uma forma de representar a pacificação da Revolução de 1923 e mostrar que, apesar das divergências políticas da época, o povo gaúcho segue unido. Além disso, o lenço no pescoço é símbolo tradicional gaúcho até hoje, que exibe o orgulho e honra da naturalidade.

Semana Farroupilha: datas e atividades

Oficialmente, a Semana Farroupilha vai de 14 a 20 de setembro, mas as festas ao longo do estado podem durar mais que isso. O Acampamento de Porto Alegre, por exemplo, terá 20 dias de celebração, com uma programação diversificada.

Cada cidade divulga sua própria programação festiva, mas o que é certo em todas elas são as tradicionais danças e indumentárias gaúchas, com direito a botas, lenços, coletes para os homens e vestidos e babados para as mulheres.

Além disso, há muitos shows com músicas tradicionais, apresentações teatrais, desfiles, concursos, trova, declamação e performances folclóricas. E é claro que a festa é marcada, ainda, pela culinária típica, principalmente o churrasco e os assados como costela.

Veja mais:

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre 2023 terá 20 dias de festa. Veja as atrações!

O que os gaúchos fazem na Semana Farroupilha? Descubra atividades, comidas típicas e história da tradicional festa do Rio Grande do Sul

Como fazer o churrasco perfeito: confira 5 dicas do TudoGostoso

Temas relacionados