• Entrar
  • Cadastrar
Rio Coffee Nation: produção cafeeira, degustação, drinks e sustentabilidade foram destaques da edição 2023; veja o que rolou!

TudoGostoso foi até o evento para conferir as principais novidades no mercado do café. Descubra todos os detalhes!

Degustação de cafés especiais preparados do maneiras diversas foi show à parte.

TudoGostoso esteve no Rio Coffee Nation para descobrir tudo o que rola em um evento focado em cafés especiais. Com a atmosfera ideal para os amantes da bebida, o evento contou com cursos, oficinas, workshops, além de, claro, muita degustação! Além de promover um ambiente de troca entre produtores, comerciantes e apaixonados por café, o Rio Coffee Nation também contou com música ao vivo, happy hour com drinks e comidas deliciosas.

Continue a leitura e descubra os momentos mais marcantes do Rio Coffee Nation 2023, em sua primeira edição no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Grande variedade de cafés

É claro que nossa equipe foi ao Rio Coffee Nation cheia de expectativas para experimentar os mais variados tipos de cafés e o evento realmente cumpriu as expectativas. Encontramos um galpão inteiro recheado de stands das mais variadas marcas, passando pelas mais famosas que comercializam café em cápsulas, até as mais artesanais.

Pudemos provar cafés vindos de diversos pontos do país e até mesmo de produções exclusivamente femininas. Bacana, né? Além das diversas oportunidades de degustação, as marcas também trouxeram ativações com brindes, o que tornou a experiência ainda mais divertida.

Para quem comprava o café para levar para casa, os mimos eram ainda maiores: copos, bonés, camisetas e outros acessórios estavam sendo dados aos apaixonados por café que passaram pelo Rio Coffee Nation.

Drinques cafeinados

Quem pensa que café só combina com o dia, está enganado, viu? O happy hour do evento veio para provar que a bebida pode estar nos drinques também! Provamos diversos deles, como lo café com cachaça e caramelo que lembrava muito um licor.

E como cervejas diferentonas é com a gente mesmo, ficamos superfelizes de encontrar a cerveja de café verde, no estilo pilsen. Maravilhosa! Também nos aventuramos nos drinques mais refrescantes, como um de vodka, laranja e café.

Para combinar com os drinks, tinha música ao vivo, além de feira de food trucks com diversas delícias. Encontramos petiscos que combinam com um bom cafezinho, como é o caso do pão de queijo, além das opções mais clássicas, como sanduíches, bolinhos, hambúrguer etc.

Associação reguladora do café

O evento também foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a cadeia produtiva do nosso amado cafezinho. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), por exemplo, estava com uma ativação que mostrava todas as etapas do café, da colheita até chegar à mesa, passando pela escolha dos grãos, os aromas e até cafés proibidos. No fim da experiência, ainda tinha uma roleta com brindes.

Para quem não conhece, a ABIC é responsável por regulamentar o café no Brasil, avaliando seus níveis de impureza, elementos proibidos no café, além da criação de regulamentações importantes sobre qualidade e sustentabilidade da produção, por exemplo.

Sustentabilidade em pauta

Outro ponto que merece destaque no Rio Coffee Nation foi o seu compromisso com a sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. Foram promovidas diversas ações sustentáveis: prática de lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app, para evitar o uso de papel; utensílios como copos, talheres e pratos feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis; reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório e os estandes e balcões em pallets; e a energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares.

Além disso, o evento possui Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA. Assim, todo o carbono produzido será convertido em ações ambientais em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39.000 hectares de Floresta Amazônica junto a cidade de Feijó, no estado do Acre.

Veja mais:

Rio de Janeiro receberá encontro para apaixonados por café; veja os detalhes da 4ª edição do Rio Coffee Nation

Café gourmet ou café especial? Entenda quais são as diferenças

Temas relacionados