• Entrar
  • Cadastrar
Rio de Janeiro receberá encontro para apaixonados por café; veja os detalhes da 4ª edição do Rio Coffee Nation

Pela 1ª vez no Píer Mauá, evento acontece entre os dias 20 e 22 de outubro com foco em cafés orgânicos e especiais.

Participantes poderão aprender mais sobre a produção dos cafés orgânicos e especiais.

Os amantes de café da cidade maravilhosa já podem anotar na agenda o dia do Rio Coffee Nation, um evento totalmente dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil. Em sua quarta edição, o encontro acontece no Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de outubro.

Além da degustação das bebidas, os interessados terão a chance de participar de cursos, oficinas e workshops com certificados. Haverá, ainda, a competição inédita de melhor barista do Rio Coffee Nation. Serão mais de 50 produtos de café de diversas regiões do país reunidos para estimular a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar.

Na pauta, a importância da sustentabilidade, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração de café, como soft, espresso e filtrado, por exemplo, além das aguardadas degustações.

Estrutura do evento conta com salas de competição, foodtrucks, palco receitas e mais

Com o dobro de espaço em relação aos outros anos, o evento terá uma grande área interna com módulos e duas ilhas com 30 balcões individuais cada, salas de competição e de cursos, auditório “Coffee talks”, Laboratório de cupping (degustação de cafés) em parceria com Minas Gerais e copa de apoio.

Sem contar a parte externa, com palco receitas, foodtrucks, praça com mesas e bancos e, para abrilhantar, a bela vista da Baía da Guanabara e o Museu do Amanhã completando o cenário.

A programação também incluirá um Happy Hour com Bossa Nova ao vivo, nos dias 20 e 21 de outubro, com direito a drinques à base de café, outra atração à parte.

Palco receitas no Rio Coffee Nation 2022. (Foto: Divulgação/ Rio Coffee Nation)

Principais atrações do Rio Coffee Nation 2023

O Rio Coffee Nation é um evento que pretende unir experts com amantes de café. Para participar, é necessário comprar bilhete de entrada, que custa R$77 + taxas por dia de evento. Confira as principais atrações:

- Cafézal: espaços de expositores;

- Coffee Talks: auditório com palestra e workshops;

- Palco Coffee Experience: apresentações de baristas e chefs, com muitas receitas e métodos de preparo;

- Atelier Coffee Lovers: aulas guiadas de degustações de cafés e receitas (sob inscrição, vagas limitadas);

- Oficinas Cafeinados: cursos e workshops profissionais, com certificados em parceria com SEBRAE, ABIC E SENAC (sob inscrição, vagas limitadas);

- Espresso: 4ª Competição de "Melhor café torrado para Espresso”;

- Armazém: loja com produtos da marca como xícaras, aventais, camisetas, biscoitos e utensílios;

- Slow: praça de alimentação e de piquenique, com food trucks e happy hour com música ao vivo

- Happy hour do café, com música brasileira ao vivo com Mauricio Pessoa e Rodrigo Sha

O que é um café especial?

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

1. Fragrância/Aroma

2. Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)

3. Ausência de Defeitos

4. Doçura

5. Sabor

6. Acidez

7. Corpo

8. Finalização

9. Harmonia

10. Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)

Atualmente, esse segmento representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores vem se tornando cada vez mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade aumentou.

Veja mais:

Café gourmet ou café especial? Entenda quais são as diferenças

Respeita nosso café! Grãos brasileiros fazem sucesso na Europa pela qualidade e sustentabilidade

Temas relacionados