• Entrar
  • Cadastrar
11ª edição da Semana Internacional do Café tem programação confirmada e vai reunir grandes nomes do setor; confira os detalhes

Evento organizado pelo Governo de Minas Gerais celebra os 50 anos da Organização Internacional do Café. Estão previstas palestras, workshops, competições e muito networking.

Evento de promoção à cadeira do Café ocorre em Belo Horizonte, entre os dias 8 e 10 de novembro.

Os amantes de café já podem se preparar para mais uma edição da Semana Internacional do Café, que chega em 2023 com muitas novidades e imersão para os empreendedores que desejam se conectar ainda mais com o mercado e a cadeia do café. O TudoGostoso separou os detalhes da programação e dicas de como se inscrever para participar. Veja a seguir!

O que é a Semana Internacional do Café?

A Semana Internacional do Café (SIC) é um evento presencial que reúne empreendedores para tratar a respeito das tendências e novidades do mercado e de toda a cadeia do café brasileiro.

Ela ocorre desde 2013, em Belo Horizonte, capital mineira, com intensos workshops, palestras, campeonatos, degustações, prêmios e bastante networking.

O evento é a principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo no calendário sazonal, sendo uma grandiosa feira que promove encontro entre profissionais e empresas. Ela dá visibilidade e gera muitas oportunidades.

Quando e onde será a semana Internacional do Café 2023?

Assim como nos anos anteriores, a Semana do Internacional do Café 2023 será realizada em Belo Horizonte, no Expominas. O evento está previsto para acontecer das 10h às 19h.

Este é um dos maiores centros de eventos do país, que é interligado ao metrô e está localizado na Avenida Amazonas, no bairro da Gameleira.

A Semana Internacional do Café já tem data confirmada e será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro. Nesta edição, serão celebrados os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).

Como será a SIC 2023?

A 11ª edição da Semana Internacional do Café chega cum uma programação recheada de encontros, palestras, conexões, diversidade e bastante oportunidade.

Os profissionais do setor podem aguardar três dias de grande imersão, provas de café, pesquisas, degustações orientadas, cursos, inovações e novidades do mercado, além de muita troca com os principais nomes do setor.

A programação completa da Semana Internacional do Café consta no site oficial do evento. É importante ficar atento aos horários e onde cada atração, evento ou palestra ocorrerá dentro do Expominas.

O tema central, deste ano, será: “Origens Produtoras - Uma visão de futuro para uma nova cadeira do café.”


Expectativa é atrair mais de 20 mil pessoas

A expectativa do Governo de Minas Gerais é que a atual edição da Semana Internacional do Café possa atrair mais de 20 mil pessoas de 40 países.

A ação é realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO. A organização revela que o objetivo é criar conexões e transações comerciais em todo o setor, com o objetivo de fomentar o Brasil como sendo o país do café.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, comenta que a Semana Internacional do Café é um evento fundamental para a promover a indústria do café brasileiro e por integrar vários elos do agronegócio da cafeicultura.

“O café é o carro-chefe das exportações do agro mineiro. Só no ano passado, nosso grão foi exportado para 89 países, alcançando o valor de US$6,9 bilhões, com embarques de aproximadamente 28,5 milhões de sacas. A feira é uma oportunidade para que o estado mostre ao mundo a diversidade e a qualidade da sua produção, para potencializar ainda mais os cafés mineiros para outros mercados”, disse Thales.

O governo informou que nesta 11ª edição será instalado um plantão técnico pelo Sistema Estadual da Agricultura para tirar dúvidas acerca dos processos produtivos do café. Além, é claro, de fornecer informações a respeito das políticas públicas e ações no segmento.

Intertorra estará no SIC 2023

Em 2023, o Intertorra fará a sua estreia na Semana Internacional do Café e contará com uma programação especial, composta por diversos palestrantes, que irão desvendar as etapas e todo o processo que leva à qualidade final do café.

O Intertorra é um encontro de torradores brasileiros, que acontece desde 2016, e terá a sua 5ª edição realizada este ano.

Serão várias palestras, workshops e conteúdos bem relevantes sobre a química da torra, defeitos presentes no grão torrado, gestão de microtorrefação e muito mais.

Se você quer participar, corra para se credenciar. As vagas são limitadas e grandes nomes do mercado estarão presentes.

Quanto custa participar da Semana Internacional do Café?

Para produtores rurais e pessoas jurídicas, como empresas da área e visitantes internacionais, a participação na Semana Internacional do Café é gratuita. Mas, é necessário se credenciar pelo site oficial do evento.

Quem é pessoa física e deseja participar, o ingresso custa R$60, válido para os três dias. Para adquirir, basta acessar o site da Semana Internacional do Café e garantir o seu passaporte digital.

Veja mais:

Quanto mais amargo, mais forte o café. Será que é verdade?

Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida

Temas relacionados