
Aprenda a fazer um delicioso pudim de tapioca sem glúten e lactose. (créditos: Shutterstock)
A tapioca é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em diversas receitas, inclusive no preparo de pudins. Se você acha que a combinação não faz muito sentido, nós estamos aqui para te provar que o resultado final pode dar muito certo. Com um sabor incrível e uma textura cremosa, essa sobremesa não leva leite condensado e, por isso, é uma opção mais leve e saudável comparada à versão tradicional. Aliás, o doce também não contém glúten nem lactose. Portanto, se você tem alguma restrição em relação ao consumo dessas duas substâncias, pode comer esse pudim de tapioca à vontade. Veja como fazer!
Receita de pudim de tapioca cremoso sem leite condensado
Ingredientes:
- 500ml de leite de coco
- 01 xícara de açúcar
- ½ xícara de tapioca granulada
- 50 g de coco ralado
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- 6 ovos
- ½ xícara de açúcar para o caramelo
Modo de preparo:
- Aqueça o leite de coco junto com o açúcar. Quando a mistura começar a ferver, retire do forno.
- Em uma tigela, acrescente a tapioca e despeje a mistura de leite e açúcar. Deixe a tapioca hidratando por 30 minutos. É muito importante hidratar a tapioca para que o pudim fique bem cremoso.
- Enquanto a tapioca está descansando, vamos preparar o caramelo para a calda. Em uma panela, derreta o açúcar em fogo baixo até que forme uma calda caramelizada. Assim que retirar a panela do fogo, já coloca a calda na forma do pudim. Mesmo fora do fogo, se você deixar o caramelo na panela quente, ele vai continuar cozinhando até endurecer.
- Quando a tapioca estiver hidratada, transfira o conteúdo da tigela para um liquidificador e acrescente o coco ralado e os ovos. Se quiser, também pode adicionar essência de baunilha.
- Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
- Despeje a mistura do liquidificador para a forma de pudim já com a calda de caramelo.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve o pudim para assar em banho-maria no forno preaquecido a 180°C por 1 hora.
- Passado esse tempo, desligue o forno e deixe o pudim esfriar por uns minutos antes de levar para a geladeira. Deixe o pudim no refrigerador por, pelo menos, 2 horas antes de desenformar.
- Para desenformar o pudim, coloque a forma sobre um recipiente com água quente para derreter a calda no fundo. Esse truque ajuda a desenformar o pudim sem despedaçar.
Veja também:
Pão de queijo de frigideira para um café da manhã rápido e diferente: receita com tapioca é simples e ganha sabor com parmesão
Esse cuscuz de tapioca é a comida de festa junina preferida da minha família e tem tudo para virar a sua também; veja como fazer
Sobremesa fácil: confira 40 receitas simples e deliciosas