• Entrar
  • Cadastrar
Se sua mãe não te ensinou, eu te ensino como fazer o melhor cuscuz branco da sua vida em poucos minutos
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

O cuscuz de tapioca é uma das minhas sobremesas favoritas e agora vou te ensinar como fazer

Se sua mãe não te ensinou, eu te ensino como fazer o melhor cuscuz branco da sua vida em poucos minutos

Confira a receita do cuscuz de tapioca (Créditos: Shutterstock)

Se você está procurando uma sobremesa fácil de fazer, econômica e que agrada todo mundo, pode apostar no cuscuz de tapioca cremoso! Essa delícia é muito comum no Norte e Nordeste do Brasil, mas já conquistou corações em todo o país. Feito com poucos ingredientes e sem precisar ir ao fogo, é uma ótima opção pra quem quer praticidade sem abrir mão do sabor. Além de tudo, ele pode ser servido geladinho, com leite condensado por cima, e é perfeito pra dias quentes ou pra aquele café da tarde especial com a família.

Receita de cuscuz branco: aprenda como fazer o doce com tapioca

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de tapioca granulada
  • 1/2 kg de açúcar
  • 2 vidros de leite de coco
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 litro de leite fervido e depois morno
  • Leite condensado para regar (opcional, mas irresistível)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande (ou um refratário), coloque a tapioca em grãos e reserve.
  2. Misture o leite de coco, o coco ralado e o açúcar ao leite morno. O leite deve estar quente, mas não fervendo, para não empelotar a tapioca.
  3. Despeje essa mistura líquida sobre a tapioca e misture bem.
  4. Cubra com um pano ou uma tampa e deixe descansar por cerca de 30 a 40 minutos, mexendo de vez em quando para não empelotar.
  5. Dica: a tapioca vai absorver o líquido aos poucos. Se perceber que a mistura ficou muito firme, adicione um pouco mais de leite morno. Se estiver muito líquida, adicione algumas colheres de tapioca e deixe descansar mais um pouco. O ponto ideal é cremoso, parecido com um arroz doce mais molinho, pois ao ir pra geladeira ele ainda vai firmar um pouco mais.
  6. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, regue com leite condensado por cima para dar um charme e um toque a mais de sabor.

Fica ótimo também servido em copinhos individuais, para festas ou sobremesas rápidas.

Veja mais:

Desde que aprendi a fazer esse pãozinho de tapioca sem glúten não compro mais no mercado e meu café da manhã ficou muito mais gostoso

Temas relacionados