• Entrar
  • Cadastrar
Qual a diferença do vinagre balsâmico para o vinagre comum? Descubra como usar no TudoGostoso!

Não pense que o vinagre balsâmico é igual aos outros vinagres! Confira as diferenças, como usar e conservar!

Qual a diferença do vinagre balsâmico para o vinagre comum? Descubra como usar no TudoGostoso!

O vinagre balsâmico é um ingrediente chave no preparo de receitas no dia a dia (Crédito: Shutterstock)

Já aconteceu de alguma vez você ficar em dúvida sobre qual a diferença entre o vinagre balsâmico para os outros vinagres? Isso tira a nossa paz quando fazemos as compras no mercado, não é mesmo? Ele tem um sabor sem igual e traz um toque especial às saladas, mas como utilizá-lo de outras formas no dia a dia? Iremos acabar agora com todas as dúvidas que você tem sobre esse ingrediente. Venha descobrir!

O que diferencia o vinagre balsâmico dos outros vinagres?

Chega de viver com essa grande questão! A maior diferença entre o balsâmico em comparação com os outros vinagres, é que ele é feito a partir de uvas brancas, enquanto os outros tipos são feitos da fermentação do suco de maçã, do vinho branco ou do vinho tinto. Ele, depois de fermentado, enfrenta um longo processo de mudança de barris, Para chegar ao ponto ideal, o vinagre balsâmico demora cerca de três anos para fermentar e maturar. Isso faz com que ele demore mais tempo para ficar pronto em relação aos vinagres normais. Toda essa demora faz com que ele adquira diferentes nutrientes e enriqueça a sua composição, além da sua tão característica cor mais escura que os demais.

Como usar o vinagre balsâmico

Não pense que o vinagre balsâmico vai bem apenas na salada, não! Por possuir um gosto levemente agridoce, ele é uma ótima opção para temperar carnes, peixes, frangos e no preparo de molhos cítricos. Em qualquer um desses pratos, ele combina superbem com a pimenta-do-reino moída na hora. Se você deseja realçar o sabor desses pratos ao mesmo tempo que busca por um frescor, você pode usar e abusar do balsâmico.

Onde o vinagre balsâmico deve ser guardado?

O vinagre balsâmico faz parte daquele grupo de alimentos que demoram mais tempo para estragar, mas isso não significa que não devemos ter cuidados especiais com ele. O armazenamento desse tipo de vinagre deve ser feito na geladeira. Isso prolonga seu tempo útil e conserva as suas características, como o sabor, a textura e a coloração. Mantenha ele fechado e refrigerado!

Qual tipo de vinagre é mais saudável?

Rico em enzimas e probioticos, o vinagre balsâmico ganha pontos com quem procura um estilo de vida mais saudável ou deseja emagrecer. Ele é pouco calórico, favorecendo na busca da perda de peso, já que atua na redução dos níveis de açúcar no sangue. O ingrediente facilita a digestão através da sua acidez, beneficiando o funcionamento do intestino e do estômago. Para completar, esse tipo de vinagre também possui níveis altos de antioxidantes, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde dos cabelos e das unhas. Maravilhoso, não é?

Veja mais

Vinho com rolha é melhor? Descubra a verdade por trás dos mitos sobre vinhos
Vinagre para lavar roupa: bons motivos para usar o ingrediente nas peças
Como limpar utensílios de cozinha: limão, vinagre e bicarbonato de sódio tiram gordura com facilidade

Temas relacionados