O coração de galinha é um dos miúdos mais apreciados do frango por causa da sua textura macia e sabor incomparável. Ele é uma ótima fonte de proteína para o corpo, o que ajuda a enriquecer o organismo com aminoácidos essenciais e dar mais saciedade após a refeição. No churrasco, o coração faz um sucesso danado e costuma ter as crianças como fãs.
Apesar de toda a popularidade do miúdo, o coração de galinha tem atribuído a ele uma dúvida muito recorrente relacionada ao seu excesso de gordura, aquela parte mais esbranquiçada que destoa do seu aspecto principal, que é mais amarronzado.
Tem muita gente que prefere tirar o excesso de gordura antes do preparo, mas tem também quem bata o pé para que ninguém mexa no coração. Afinal, o que fazer? A gordura faz mal? O TudoGostoso te conta!
Precisa tirar a gordura do coração de galinha?
O fato é que este miúdo tem muita gordura em sua composição. Cerca de 40%. Isso significa que se você remover o excesso da camada gordurosa que fica aparente, também reduzirá a ingestão e absorção de gordura pelo seu corpo. Do ponto de vista nutricional, essa pode ser uma boa solução para equilibrar a refeição e deixá-la mais saudável.
No entanto, o preparo do coração na churrasqueira faz com que a carne perca bastante água durante o seu cozimento. Então a gordura vai ajudar a manter o coraçãozinho de frango mais hidratado e saboroso quando estiver pronto para consumo. O calor da brasa também contribuirá para que a gordura derreta e não vá para o seu corpo. Conclusão: se você quer um churrasco mais saboroso, não tire completamente a gordura do coração de galinha, mas se prefere maneirar nas gorduras, aposte no poder da faca e mande embora os excessos.
Equilíbrio é o segredo
Se você gosta de comer o coração de galinha no churrasco, refogado ou até preparado na airfryer, saiba que não é preciso retirar o alimento do seu cardápio. Mas note qual a sua necessidade do momento. Está com o colesterol alto, tem problemas de pressão alta ou alguma outra questão cardiovascular?
Talvez seja melhor optar por reduzir a gordura que está no coração e moderar nas quantidades. Agora, se para você a gordura é inegociável, pense em reduzir a porção para equilibrar o fato de que você vai ingerir uma carne mais gorda.
Como remover a gordura do coração de frango?
A remoção é um processo muito rápido e simples de ser feito. Dá para remover com uma faca amolada, mas dá para fazer de forma mais ligeira se você usar uma tesoura amolada para aparar os excessos de gordura e veias que chegam junto com o coração do açougue.
Veja mais:
Coração de frango na panela de pressão: confira a receita
Coração de galinha empanado é tão gostoso que vai se tornar o seu petisco favorito
Da picanha ao pão de alho: churrasco na airfryer de um jeito rápido, fácil e delicioso