Com a correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para preparar a nossa própria refeição. Além disso, vez ou outra rola aquela preguiça de encarar o fogão e pedir delivery parece ser a melhor escolha. Já para Guy Savoy, um dos maiores nomes da gastronomia mundial, os aplicativos de comida estão fora de cogitação. Em uma entrevista ao Le Parisien, o renomado chef francês revelou que nunca pediu para entregar comida em casa. Questionado sobre os motivos da recusa, Savoy deu três motivos. “ Em primeiro lugar, fico com medo que o prato chegue em más condições e não seja comestível; temo ele chegue atrasado. Por último, não quero abrir a porta, minha casa é minha vida privada! ”, declara.
Chef de cozinha defende que ida a restaurante proporciona uma experiência gastronômica completa
Ao Le Parisien, Guy Savoy conta que não gosta de se alimentar às pressas em respeito à comida. “ É preciso reservar um tempo para saborear as refeições porque comer é uma verdadeira arte de viver”. Dono de diversos restaurantes espalhados pela cidade de Paris, entre eles o Monnaie, que possui duas estrelas Michelin, o chef afirma que faz 80% das suas refeições em algum dos seus estabelecimentos. “Na maioria das vezes, janto por volta das 18 horas na mesa dos cozinheiros junto com a equipe”.
Na entrevista, Guy Savoy também comenta que gosta de visitar outros restaurantes da cidade em busca de novos sabores. “Sou totalmente dócil, nunca questiono outro colega”. Sobre os seus endereços preferidos, o chef confidencia.“ No almoço de sábado, gosto de ir ao Chez Fernand Christine, onde peço mexilhões com curry. Adoro comer em um restaurante japonês bem simples”, afirma.
Um modo de vida simples entre Paris e os Alpes
Quando não está trabalhando em seus restaurantes de prestígio, Guy Savoy leva uma vida simples perto da natureza. “Tenho uma cabana nos Alpes valdenses. Moro lá de forma quase independente, com painéis solares para iluminação e fogão a lenha para água quente e cozinha ”, explica. No entanto, sua rotina tranquila não o impede de cozinhar bons pratos. " No fim de semana passado preparei um ensopado carneiro com pedaços de fraldinha. Servi com batatas e dentes de alho com casca”.
Veja também:
3 coisas que comecei a fazer na pandemia para comer bem e nunca mais parei: adeus delivery de comida e olá economia!
Jantar fácil: veja as melhores opções do TudoGostoso para sua refeição