
Será que o tempero que está meses na sua casa pode ser consumido ainda? (Créditos: Shutterstock)
Os temperos são ingredientes essenciais na cozinha, acrescentando sabor e profundidade aos nossos pratos. Porém, não é incomum encontrar potes de temperos esquecidos em nossos armários, às vezes por anos, alguns que nem mesmo tem rótulo com data de validade ainda. Surge então a questão: podemos consumir temperos vencidos há muito tempo sem perigo para a saúde? Descubra se tempero tem validade e é preciso seguir a data à risca ou se eles duram mais do que você imagina.
Qual é o prazo de validade dos temperos?
Quanto aos temperos, eles não têm prazo de validade rígido como outros produtos comestíveis, que devem ser descartados assim que chega na data, mas sim prazo de validade de uso recomendado. Esta indicação destina-se a produtos pouco perecíveis, podendo prolongar-se geralmente até 36 meses no caso das especiarias e condimentos. Misturas caseiras e temperos de feira podem acabar vencendo antes daqueles mais puros, então merecem atenção especial.
Passado este período, a qualidade do sabor e/ou dos nutrientes dos alimentos deixa de ser garantida pelo fabricante. As especiarias podem perder o sabor, a cor e ver a sua textura alterada. No entanto, isso não significa que sejam impróprios para consumo. As suas características como condimento podem simplesmente ser se alterado, afetando ou não a capacidade de temperar dele.
Como armazenar temperos para que fiquem comestíveis por mais tempo?
Para prolongar a vida útil, é fundamental armazenar os temperos de maneira adequada. Devem ser armazenados em local seco, fresco e longe da luz solar direta. Um armário de cozinha novo é o ideal. Use potes herméticos, de preferência de vidro ou cerâmica, para preservar seu sabor e sua qualidade.
Feche os potes com cuidado após cada utilização para evitar a exposição ao ar, que pode estragar rapidamente os temperos e permitir a entrada de microorganismos ou mesmo pequenas pragas como as traças de armário. Antes de usar temperos velhos que passaram da validade da embalagem, verifique o cheiro e a cor. Se um tempero tiver odor rançoso, sabor brando quase imperceptível ou cor estranha, é melhor não usá-lo.
Veja mais:
Tempero pronto caseiro é muito fácil de fazer. Descubra substituições!
Truque FÁCIL e RÁPIDO permite guardar alho e cebola picados por muito mais tempo! Confira!
Tempero Edu Guedes é um dos queridinhos do momento: saiba do que é feito, como usar em receitas e mais!