A picanha é um dos cortes de carne bovina mais suculentos que existem. Queridinha dos churrascos do fim de semana, ela pode ser preparada de diversas maneiras, inclusive na airfryer. Ela fica tão saborosa e macia quanto a versão feita na churrasqueira e ainda tem a vantagem de ser bem mais fácil de fazer. Basta temperar a carne, colocar na fritadeira elétrica e esperar que ela faça o seu trabalho. Uma maneira prática e rápida de preparar uma picanha das boas sem . Confira o passo a passo.
Como preparar picanha na airfryer
Ingredientes:
- Bifes de picanha
- Azeite a gosto
- Sal grosso
- Pimenta-do-reino (opcional)
Modo de preparo:
- Corte a picanha em bifes largos e tempere com azeite e sal grosso em ambos os lados. Depois, coloque a carne no cesto da airfryer preaquecida a 200°C por 20 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Aqui nós chamamos atenção para a importância de preaquecer a fritadeira elétrica, pois esse passo permite que o alimento asse de forma mais homogênea, sem que uma parte esquente antes da outra. No caso de preparo da picanha, essa técnica também ajuda a selar a carne, formando uma camada na superfície que impede a liberação dos sucos naturais que conferem mais sabor à comida.
- vale ressaltar que o tempo de cozimento da picanha na airfryer varia de acordo com a potência da fritadeira. Normalmente, cada lado da carne precisa de 10 minutos para dourar. Portanto, 20 minutos costuma ser suficiente para preparar a picanha. Para não ter erro, abra o cesto de 5 em 5 minutos para se certificar que o alimento não passou do ponto.
- Quando a picanha estiver pronta, retire a carne da airfryer e dê leves tapinhas para remover o excesso de sal grosso. Você vai perceber que a picanha fica com um aspecto menos gorduroso, mas a textura macia e a suculência permanecem a mesma da versão feita na grelha.
Vantagens de preparar a picanha na airfryer
A maior vantagem de preparar qualquer alimento na airfryer é, sem dúvida, a praticidade. O próprio aparelho controla o tempo e a temperatura durante o processo de cozimento. Além disso, a comida é preparada em um local fechado e não libera partículas de gordura, ou seja, sem risco de sujar outras superfícies e menos trabalho na hora de limpar a cozinha. No caso do churrasco, por exemplo, você ainda se livra da fumaça da churrasqueira.
Aqui no TudoGostoso nós temos diversas receitas para fazer na airfryer. São muitas opções de pratos e acompanhamentos para café da manhã, almoço, jantar e até sobremesa.
Veja também:
Como fazer o churrasco PERFEITO na airfryer? Siga as dicas do TudoGostoso!
Qual o jeito certo de cortar carne? Com essa dica a proteína fica macia e não encolhe no fogo