• Entrar
  • Cadastrar
O que os cientistas estão tramando para evitar o fim do chocolate?

Crise do cacau afeta todos os países do mundo e preço de chocolate aumenta cada vez mais

O que os cientistas estão tramando para evitar o fim do chocolate?

Entenda o método que os cientistas desenvolveram para impedir o fim do chocolate (Créditos: Shutterstock/Canva)

A produção de cacau está indo de mal à pior nos países que mais exportam o ingrediente. O preço elevado do chocolate está ligado diretamente aos problemas no cultivo deste alimento, que está sofrendo com as mudanças climáticas e com um vírus que destrói plantações de cacaueiro em Gana e Costa do Marfim, os maiores exportadores de cacau do mundo!

Vírus que destrói plantação de cacau pode acabar com o chocolate

Segundo um novo estudo divulgado, o vírus do caule inchado do cacau é responsável por uma perda significativa na colheita de cacau em Gana, que pode variar entre 15% a 50% de toda a plantação.

Para piorar a situação, os autores do estudo ainda explicam que os pesticidas não funcionam bem para acabar com esse tipo de problema. Por causa disso, os produtores se viram forçados a cortar os cacaueiros infectados para prevenir a proliferação do vírus e, no lugar, criar árvores resistentes. Isso impactou em uma perda de mais de 200 milhões de pés de cacau somente em Gana nos últimos anos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) expõe em informativo que o vírus pode infectar o cacaueiro em qualquer fase de desenvolvimento. Esse vírus, chamado pela sigla CSSV, é transmitido através de um inseto chamado cochonilha. A cochonilha é bem pequena, medindo menos de 5 milímetros, mas é uma das pragas mais perigosas da lavoura, afetando diversas plantações.

O que os cientistas estão fazendo para evitar o fim do chocolate?

Por causa desses problemas, a produção de chocolate do mundo todo tem sido afetada. Isso porque, juntos, Gana e Costa do Marfim detêm mais de 60% da produção de cacau do planeta.

Para evitar a escassez e o fim da produção de chocolate, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, usaram a matemática para criar a solução do problema do cacau, e ela é muito mais simples do que você imagina!

A ideia dos cientistas para impedir o fim do chocolate foi calcular qual a distância segura entre uma árvore e outra para evitar contaminação entre elas. Isso porque o inseto transmite o vírus pulando entre as copas das árvores, sendo carregadas por formigas ou até sopradas pelo vento.

Método científico para evitar a proliferação do vírus destruidor de cacau precisou ter baixo custo

A técnica que os cientistas estão utilizando, ainda em fase experimental, é criar um perímetro de árvores de cacau vacinadas e, dentro dele, as árvores que não foram imunizadas. Isso poderá impedir que o vírus contamine os cacaueiros não vacinados, e é um método que pode ser utilizado por pequenos produtores e que contém um baixo custo.

Criar um método de baixo custo foi essencial na hora de definir a solução para o problema do vírus do cacau, porque os agricultores não tinham verba suficiente para vacinar todas as árvores contra o vírus, o que impediu o combate da peste.

Veja mais:

10 boas razões para incluir chocolate amargo na sua dieta, segundo nutróloga

Temas relacionados