Mesmo nos esforçando na limpeza da casa, às vezes os pequenos insetos aparecem nos cômodos, e a cozinha é o lugar onde isso mais acontece. Traças, baratas, formigas, carunchos e outras pragas podem estar escondidas na sua despensa, armários e gavetas. Por isso, a gente te ensina como deixar a cozinha livre de pragas. Confira as dicas e aprenda a evitar essas ameaças!
Como deixar a cozinha livre de pragas: confira as dicas
Saiba como se livrar de pragas como a formiga!
Saiba como identificar o problema
Para uma cozinha livre de pragas, comece identificando o problema. Os insetos maiores, como as baratas, são muito fáceis de serem percebidos. As outras pragas, ao contrário, só descobrimos ao abrir as embalagens e os armários, bem na hora de preparar as receitas. Por isso, sempre fique atento aos alimentos guardados por muito tempo, tente organizar tudo uma vez a cada 15 dias. Dica: os carunchos e traças deixam resíduos nos alimentos. Se avistar algum "pozinho" ou alimentos empelotados, pode ser sinal dessas pragas.
Como as pragas chegam na cozinha?
Guarde seus alimentos em potes bem fechados
Guarde seus alimentos em potes bem fechados
Embalar e guardar seus alimentos: parte mais importante
Fazer pequenos nós, dobrar o plástico ou até mesmo usar prendedores de roupa para fechar as embalagens podem ser hábitos muito comuns, mas podem ser a porta de entrada para as pequenas pragas urbanas. Por isso, sempre guarde os ingredientes, principalmente farinhas e massas, em potes herméticos. Guarde tudo em lugares secos e arejados e limpos.
Não esqueça de limpar sua despensa
A limpeza da despensa é essencial
Mesmo usando produtos caseiros ou industrializados para acabar com as pragas, a limpeza é essencial. Muitos desses bichos depositam seus ovos nos cantos e lugares escondidos da sua despensa ou armários. Por isso, é essencial que mesmo usando produtos, você faça uma boa limpeza dessas áreas. Se você só aplicar os repelentes, os insetos podem reaparecer.
Como acabar com essas ameaças
Se a infestação da sua cozinha ainda está no começo, você pode acabar com ela por meio de algumas dicas. Primeiro comece limpando as áreas afetadas, como já falamos. Depois use bastante repelente natural como vinagre, cravo e até mesmo água com detergente. Você também pode usar produtos facilmente encontrados nos mercados: aplique com a ajuda de uma seringa nos cantinhos e lugares mais difíceis de acessar. Fique sempre de olho para ter certeza que tudo foi limpo e a infestação está sob controle. Dica: se você percebeu que já usou todas as dicas mas as pragas não vão embora, vale contratar uma empresa para realizar a dedetização. O uso de venenos químicos mais forte exige muitos cuidados.