Mesmo possuindo uma infinita gama de temperos e opções na cozinha, o sal continua sendo o ingrediente mais importante. É com ele que nós damos sabor aos nossos preparos, além de equilibrar o gosto de alguns pratos. Mas se você anda tendo alguns problemas para conservar esse alimento, a gente te ajuda! Confira no TudoGostosodicas para deixar o sal sempre seco e não passe mais sufoco.
Xô umidade! Confira dicas para deixar o sal sempre seco
Dicas para deixar o sal sempre seco: veja no TudoGostoso
Micro-ondas
Essa primeira dica é para aquelas pessoas que estão sem tempo, mas com muita vontade de usar o sal que está molhado do saleiro. Assim que você perceber que seu saleiro está úmido, coloque o sal dentro de um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Depois, coloque o sal de 20 a 30 segundos para esquentar. Retire o recipiente, dê uma leve mexida e veja se ele precisa de mais alguns segundos. Aí é só devolver o sal de volta para o saleiro e usar!
Frigideira
Esse truque é para salvar o sal molhado em alguns minutos. Pegue uma frigideira funda e que não seja de teflon - importante ela não ser de teflon, pois os grãos do sal podem riscar o fundo da sua panela. Depois, coloque-a no fogo baixo e jogue o sal molhado ali dentro. Espere alguns minutos e, com o auxílio de uma colher de pau ou silicone, mexa bastante. Assim que você notar que o sal está bem sequinho e solto, coloque-o de volta no saleiro.
Arroz
Pode parecer batido e repetitivo, mas esse truque é realmente uma dica incrível para acabar com a umidade no saleiro. O amido do arroz faz com que ele sugue toda a umidade contida no saleiro, além disso, na hora que você sacudi-lo, os grãos vão ajudar ainda mais o sal a se desgrudar. Por isso, notou que o sal está molhado dentro do saleiro? Coloque uma pequena porção de arroz dentro dele, junto com o sal e veja a mágica acontecer.
Além desses 3 métodos simples, mas eficazes, é importante que você sempre deixe o sal em um recipiente bem fechado. Dê preferencia para os saleiros de vidro e que possuem uma tampa hermética. E não se esqueça de deixá-los guardados em lugares longe da umidade. Assim, você garante que seu sal sempre esteja soltinho e seco!
Dica: essas dicas podem ser usadas com qualquer tipo de sal que você esteja querendo secar. Desde o sal grosso, o sal fino de cozinha ou até mesmo o sal rosa do himalaia.
Veja mais: